sábado, 27 de julho de 2013

Vá, mas sem cachorro!

Porque hoje é sábado você deve fazer seu passeio pela Poticabana, a obra primeira de Alberto Silva e remodelada e adaptado por Wilson Cebola, ex-atleta de voleibol. Neste seu passeio só ou bem acompanhado, não leve seu cachorro porque este animal só é leal para o dono. E depois tem a mania de fazer uns bolinhos de uma massa mal cheirosa. Porque hoje é sábado e neste dia, antigamente os times dos jornalistas, dos radialistas saiam por aí jogando bola e distribuindo simpatia porque o povo da periferia ia ver o Joel Silva, o Carlos Said, o Eider Cunha, o Beto Rego, o Canalito, o Rogério, o Zé Pinguelo, o Baiguel, o Medeiros, o Garrincha, o Odilio Teixeira, o Fernando Mendes, o Dídimo, o Galego, o Buim e outros que iam só acompanhar, mas não jogavam. O povo queria ver de perto os seus ídolos, ouvir as vozes de perto. Quando veio a televisão tudo mudou, porque o som não era a imagem. E quem imaginava o seu ídolo pelo tom da voz no rádio quando via a imagem na televisão dava um muxoxo e dizia: Ah, bom, eu pensei que  era outra coisa... Ainda hoje tem fã que ouve a voz forte no rádio e imagina um tarzan. Outros não conseguem “enganar” como o Eidem Cunha e novato. Sim, mas porque hoje é sábado, tem decisão em Altos de João de Paiva. Sairá o campeão juvenil entre Piauí e Picos, que não é Picos e sim Fluminense. Um engodo a céu aberto. Não sei como se faz uma mutreta dessa, num instante, um time muda para outro numa federação. Já não se fazem clubes como antigamente. Depois que Belchior Barros morreu , o Fluminense foi adotado pelo João Vicente Claudino porque o seu pai, o seu João, era muito amigo do Belchior. E o João botou o seu secretário executivo para ser presidente do tricolor, o Rossine. E agora o Rossine é o presidente do Picos? E o Fluminense acabou ou entrou em recesso? Meus irmãos, melhor mesmo é ir passear na Poticabana. Mas sem gato e sem cachorro.   

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vencendo praga do Lindolfo

O diabo quando não vem manda o secretário. Tem vez que ele, o Capeta vem e ainda traz o secretário. Aliás, neste governo tem cada secretário que é o Cão. Mas deixa prá lá. No futebol piauiense, no jogo de bola vem o diabo e também o seu adjunto. Vejam o caso dos campos de futebol de “Teresina meu amor”. O Diabo foi para o Albertão e o secretário foi para o Lindolfinho. No Albertão, até o ministério público participou e se não fizerem rampa para os deficientes físicos o estádio não funcionará. Embora eles não joguem e nem para o futebol vão, mas lei é lei, seu Menino. Já o secretário do Tinhoso se dirigiu para o Lindolfinho e enfiou lá uns bichinhos no chão, uma praga e isso não tem nada a ver com o Galba que é secretário é do Firmino. No caso do LM, a coisa está bem encaminhada, o pessoal da Embrapa já está com o jogo ganho e estamos perto do segundo tempo. Brevemente futebol no Lindolfinho da Rodoviára dos Pobres, garantiu o irmão do Último. É a primeira batalha de Galba contra a praga e deverá receber medalha  . Uma medalha pragmática. Já no Albertão, meu irmão, nem se fala em “abrição”. Lá, o gramado é uma beleza, Numeriano até manda o povo aguar que é a única coisa que tem prá fazer e os caras têm até preguiça de descer e subir aquelas escadas de dia e de noite não tem quem ande lá porque disseram que estão aparecendo umas assombrações e tem um “médio” que mora no Conjunto Redenção, o seu João Jacu, jurando que viu o doutor Alberto Silva, Murilo Resende e o coronel Canuto, todos, entrando no estádio, de noite e eu nem gosto de dizer estas coisas porque o povo pensa que é mentira da gente e que escrevo estas coisas porque não tem futebol e a gente quer é encher linguiça. Não é não, mulher, é porque tem coisas que os caras & coroas não dizem com medo. Este negócio de campo de futebol em Teresina é um caso sério, embora sejam campos normais. Pior é na terra dos carnaubais que é um Campo Maior do que os de Teresina e nem funcionar, funciona e o prefeito não está nem lá.

O Leite do Maurinho

Há uns quarenta anos atrás, um menino buchudinho fazia propaganda na televisão dos biscoitos Tospel e no programa de rádio Um Prego na Chuteira lia uma composição infantil. Era o Maurinho e o coronel Jofre  prometia até dar uns brogues por causa das piadas no rádio. Hoje, olha aí o Maurão, casado com Viviane e pai de Maurinho e Mizzi Gabriele, completando 50 anos. Como diz o locutor: O tempo passa...! Um  braço do pai e dos irmãos Regina, Luciano e Deusdeth Filho.  

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quebrando o galho

A Polícia Militar do Piauí está quebrando o maior galho da federação de futebol. Depois de serem  ealizados vários jogos da categoria juvenil nos campos de periferia sem proteção, sem lenço nem documento, a competição parou no campo do CEFAP que não é oficial, mas tem muito sargento, cabo e  oldado e tem água para os jogadores beberem e até banheiros do quartel.  

E o Deusdedith de Melo?

Sim, minha gente, o campo de futebol de Campo Maior que tem o nome do pioneiro Deusdedit Melo, o homem que plantou a semente, trouxe as equipes e bolas, de São Paulo, para a terra dos carnaubais, o estádio vai se acabar mesmo, cumprindo a profecia daquele treinador paulista, o Pollozi, que o campo era um pasto ? De quem é obrigação? Do Estado Piauí Terra Querida ou da prefeitura?

Te levanta Caiçara!

Sim, leitorado amigo e não fiel, o Caiçara de Campo Maior está se levantando. Em conversa com o Gomes Neto, excolega do Banco do Brasil, aposentado como este que vos escreve. Fiquei sabendo que o grêmio vermelho e branco da terra dos carnaubais realizou semana passada, uma festa de levantamento. Sim, de levantamento do clube que estava caído e mal pago pior do que o seu irmão, o Comercial. Pois agora, gentes boas, o clube do saudoso Zacarias Gondim, de Coló e de Mormaço, ressurge das cinzas e vem de tudo novo. Sede, campo e muitas adesões. Gente que se propõe a trabalhar mesmo não tem demagogia, nem papo furado. A começar pelo prefeito Paulo Martins que jurou ajudar com verba municipal, o que a gente acredita porque não sendo dele... E vai concluir o serviço da iluminação do campo e tudo. Terminar a obra, seu Caroba! Empresários como Ivo Monteiro, Misael, profissionais liberais como Wilson Espindola, Moisés Andrade, Misael e aposentados como Gomes Neto que não sabe onde botar o dinheiro. É certo que tem muito  lisos como o Catita, o Chico Ispo, o Catita, o Paulão, o Washington, o Wellington Leite e outros menos votos. O prefeito diz que vai ajudar, garantiu em discurso e não está nem perto das eleições. Agora, ele ajudaria muito não só o Caiçara, mas o futebol de sua terra resolvendo com o Governo do Estado a situação do Estádio Deusdedith de Melo. É uma vergonha que uma cidade tão tradicional no futebol profissional, levando vantagem sobre os demais municípios porque tem um Campo Maior, seus dois clubes já representaram o Piauí em competições nacionais e não tem nem um campo para jogar. Como diria Borys Casoy, isto é uma vergonha! Que os abnegados Chico Ispo, Domingos José,Benicio Barros, Welington Leite,José Machado,Catita, Paulo, Washington, Ezequiel, Ricardo Andrade, Misael,Gomes Neto, não desistam e recuperem este clube que tantas alegrias já deu ao Barrinha que morreu e nunca entrou num super-mercado daí só porque tinha o nome de Comercial Carvalho e nem olhava para o céu porque era azul e branco.   

Lançamento de ações da TV Rádio Clube.


Elvira Raulino,começando a carreira de repórter da Rádio Clube,major Geraldo Almeida,gerente do BB,Lucimar Sobral,dr.Pedro Lemos,do Min, do Trabalho, reporter Zumbi,entre os que pude identificar. Lançamento de ações da TV Rádio Clube.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Para uma ex-miss


Vai salgar

E o campeonato Brasileiro de Futebol Feminino que tem calendário para jogos no Piauí e tendo no Piauí é na capital. E como na capital não tem estádio oficial apto a ser sede de jogos oficiais, um com praga e outro com a moléstia da preguiça, o caminho longo e salgado é ir para Parnahyba que todo mundo está indo para lá neste tempo.  São os últimos dias de julho.  

Caruaru Atlético Clube

Primeiro time formado pelo Rui Caruaru: Prof. Manoel,velho Raimundo, Fenemê, Caravelo, Kim, Paulinho,João Ventura,Sulino e Gilberto. No campo do Óleo do ten. Sebastião.


Quem vai gastar?

O time sub 19 que classificou-se pra ir á São Paulo tem o nome de Picos mas é o Fluminense do João Vicente. Se ele vai para a competição sendo um vestido com roupa de outro qual é mesmo o nome, a origem, que vai prevalecer se sair classificado? E se decepcionar? Sim e quem vai gastar? O João Vicente ou o Kleber Eulálio da prefeitura de Picos? Nunxixabe.   

Eleição na AABB

Leitorado amigo, estou me metendo em mais uma eleição. Desta feita é na AABB, clube bancário de onde sou sócio há mais de 50 anos. Onde passei os melhores momentos de minha vida com minha família, com colegas e amigos. Onde também sofri uma das maiores decepções com o gênero humano. Vou contar: O colega Ribinha era presidente e resolveu homenagear meus longos anos de AABB, desde 62, com a colocação do meu nome no campo de futebol construído. Seria o estádio Deusdeth Nunes, o Garrincha. Mas não deu tempo dele inaugurar e na gestão seguinte, o MarcosCortez, presidente, inaugurou com todo o que tinha direito, inclusive cobertura de Rádio, televisão, jornal e Revista dos Esportes que tenho até um exemplar em meu poder. Nesta ocasião, minha saudosa e inesquecível esposa Regina, já doente da enfermidade que ceifou sua vida, compareceu e foi sua última aparição pública. Muito bem. Garrincha foi homenageado pela AABB, 50 anos de convivência com o clube, onde foi tantas vezes atleta, artista de show, palhaço, diretor.  ma justa homenagem diziam todos. Mas a vida não pára e eu fui candidato à presidente numa chapa da AABB que não era a da situação. E veio logo o revide. A placa de bronze que tinha o meu nome foi arrancada a marteladas e colocado outro nome. Onde a meteram “nunxixabe”. O fato se deu na gestão do Marcos e imaginem se não fosse Cortez. Tempo que passa. Agora convidado pelo José Américo Santana, candidato da oposição, nas próximas eleições da Associação Atlética Banco do Brasil, aceitei participar. Como forma de protesto à atitude “descortês” e abonada por um “valente” já que, sendo presidente e sabedor do mal-feito não o reparou, embora tenha me prometido e ao contrário, deixou prá lá “depois a gente vê isso”. Meu candidato é o José Américo Santana. Quem for meu leitor  eleitor sócio da AABB que me siga!      

terça-feira, 23 de julho de 2013

Time do Tribunal de Justiça

Des. Carneiro, Netão, Jogilson ,Pinheiro, Dourado, Miranda, Severino Filho,William e Almir Tajra.


Parnahyba foi macho

O time do Parnahyba foi resistente em São Luis. No último minuto perdia de 1 x 0 e conseguiu empatar como MAC. Foi uma luta do Bode contra o Tubarão. Cheio de problemas, este time parnaibano tem sofrido muito, este empate tem sabor de vitória. Agora é esperar a vinda do Bode para jogar no nosso campo. Ele pode sair até capado. O time volta para depois ir ao Tocantins.   

Posse de secretários municipais de Wall Ferraz

Posse de secretários municipais,terceiro mandato(1993), de Wall Ferraz. Na foto: Romildo Mafra, Zé Reis, Chagas Rodrigues, dona Eugênia, Renato Bacelar, Chico Gerardo, Miguel, Firmino Filho, Zózimo Tavares, Luis Carlos, Ubiraci Carvalho, Matias, Kleber Montezuma e Galba Coelho.


O Marechal da vitória

Recebi do meu amigo Haroldo Francisco este livro de autoria do Tom Cardoso e do Roberto Rockmann – O Marechal da Vitória, uma história de rádio, tv e futebol. Agradeço a lembrança do desportista riverino, uma das poucas resistências do futebol piauiense.    


Sarah, saravah!

 E viva Sarah! Sim, irmãozinhos, como diz o Cinéas Santos, chovendo na nossa roça. Chovendo na nossa raça. Mais uma vez nossa menina de ouro, a filha de dona Olindina e do Rogério, a irmã da Sâmia, aliás, a Sâmia é que é a irmã dela, mais uma vez esta menina de pouco mais de um metro assombra o mundo e as capas do fundo. E numa vitória “Mata o Vei”, logo no dia em que o pai, o Rogério estava completando era. Aniversariando. É demais, é demais! Foi numa luta de madrugada, em Moscou. Sarah lutou na fria madrugada. Tadinha, bichinha sair deste calor de Teresina pra o frio de Moscou. Ela disse que queria trazer o ouro para o pai. E o Rogério já com medo. Onde ia guardar este ouro com o bairro onde mora cheio de malas? ”Eu já disse a ela que não falasse nesse negócio de trazer ouro para casa, a coisa está ficando cada vez mais perigosa aqui por estas bandas. O bairro está cheio de malas. Não se pode deixar a porta aberta”. Mas a morena de ouro vai na sua carreira vitoriosa em ritmo ligeiro, Expedito. Poderemos até   ama-la de “Pequena Notável”, como o foi Carmem Miranda. Eu acho a maior vantagem dela não é nem dar taca nas outras mas enfrentar o frio russo. Quem sai deste calor escaldante, onde urubu voa só uma asa e a outra fica abanando, e vai ganhar uma luta de judô que é mesmo que uma briga de agarrado na roupa e dá uma taca no povo de lá, é porque é muito macho, mulher de cabelo na venta. E ela vem com o bolso cheio que esta luta valeu 5 mil dólares que é quase 15 mil reais e já dá para comprar uns pasteis de Maria Divina. Comeu, caiu na esquina. Econômica, segura, ela até já disse que vai dar ao pai, a medalha. O dinheiro não... Eu soube que o Rogério teria dito que a medalha é dela para ela colecionar, ele queria mesmo era o dinheiro, os 5 mil dólares que não tem problema, ele troca aqui no Banco do Brasil. Mas louvemos nossa menina de ouro. Liderando o seu ranking, Sarah tem que se segurar para não passar dos 48 quilos. Tem que ficar entroncadinha e não gorda. E nesta louvação á nossa pequena notável não se pode  esquecer do seu treinador, o Expedito. Sarah é um produto do trabalho do seu treinador porque sozinho não se vai a lugar nenhum. Sarah, saravah!  

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ó bela e Santa Catarina !

Pode ser até blasfêmia
Ou mesmo ignorância
Mas nestas calamidades
Sofre a velhice e infância
Aumenta sua ganância

O que o povo dá pro povo
O rico faz é vender
Desde a galinha ao ovo
E o azeite de dendê
Pois o pobre desabrigado
Está sem o "de comer"

Seja  no norte ou o sul
Na seca ou inundação
Quem se arrebenta é o pobre
Prá rico isso é distração
Para ao menos variar,
O jornal da televisão

O locutor ou locutora
Se faz de muito sentida
Não sabe que é bom prá tosse
Uma alagação na vida
Uma seca numa estrada
Numa légua tão cumprida

E a vida continua
É seca ou inundação
Assalto ou pedofilia
É o Lula ou a seleção
Sílvio Santos dá dinheiro
No domingo tem Faustão

Desportistas

Uma reunião com desportistas no tempo da Semel; Fora de ordem: Valdimir Silva, Neto Camarço, Genésio,Galego, Tony Black, Meroca, Evangelista, José Cavalcante, Aroldo Francisco, Herculano, Edvaldo Marques.



Menina Lina

Menina Lina

Menina Lina
Pele tão fina
Moça-menina
Quer namorar.

Anda na rua
Como se flutua
A blusinha sua
No corpo a colar.
          
Mostra um pedaço
Da barriga de fora
O umbigo aflora
Bom de cheirar.

Menina Lina
Beleza franzina
Deixa na esquina
A ânsia de pecar.

João Havelange no LM, 1963 II

João Havelange no .Lindolfo Monteiro, 1963.Eu,Afrânio Nunes,Sarg. Wincle, pref. Hugo Bastos, Pedro Ribeiro.


domingo, 21 de julho de 2013

Diagnóstico !!!


João Havelange - 1963

Didimo, Celeste Cardoso,Moraes Filho, Alfredo Nunes. João Havelange. No Lindolfo Monteiro,1963.



Ovo na colher

Como era bom aos domingos. A Semel ia para os bairros e a meninada se divertia com os jogos para crianças. A foto mostra a corrida de ovo na colher, no bairro Mafrense. Quem chegasse á final com o ovo ganhava um prêmio. O povo era feliz e não sabia. Marcos e Airton Tamanco, funcionários da Semel, fiscalizam.


Mais um domingo sem

Amados leitores, passamos mais um domingo sem o esporte das multidões. Sem a maior diversão do brasileiro que é o futebol. Nem os bares e botecos gostam desta falta de futebol aos domingos. Porque se bebe para comemorar a vitória do seu clube ou maldizer a derrota porque quem quer beber bebe no prazer ou no desgosto. Amados, Teresina está sem futebol, o maior divertimento do brasileiro. Queridos, Teresina não tem onde se pratique o profissionalismo, a maior diversão do brasileiro. Fora mulher. Teresinenses, a nossa capital, a THE, não tem um estádio para se exercer a atividade que diverte e sustenta o povo. Uma lástima, Chico Paulo! Como é que Flamengo, River, Piaui, falo só nos três clubes da capital, podem ter planteis, manter equipes profissionais se não têm aonde jogar, se não têm rendas, dinheiro para pagar seus salários. Futebol é uma atividade lúdica que precisa de quem movimente os clubes as atuações esportivas que devem gerar rendimentos financeiros. Money, money. Sem cacau, babau! Mais um domingo se  futebol e o povo se valendo da televisão, torcendo por time do Rio, de São Paulo, do Inferno da Pedra. Tudo pela falta de jogo na sua cidade, no seu estado. Os nossos três clubes, Piauí, River e Flamengo, vergonhosamente derrotados pelo Parnayba que até greve de fome fez porque não saia dinheiro e a prefeitura de lá não dava o dinheiro prometido ao presidente Zé Lima e nem comida tinha e vocês sabem que jogador de futebol come mais do que ferida braba. Amados, mais um domingo sem futebol em Teresina e isso até prejudica a saúde  do teresinense que vai é beber nos bares e lupanares da cidade. O jeito é ir passear na Poticabana e levar seu cachorro para ele não ficar fazendo cocô em casa.  

Falta ginásio

Nosso esporte amador só fez o primário . Está faltando o “ginásio”. A seleção da Bélgica de futsal vai fazer dois jogos em Fortaleza porque um era para Teresina mas não tem local adequado, nosso Verdão está como o Albertão. Perigoso, impraticável. O governador era atleta de vôlei, homem das quadras. E aí?              
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...