sábado, 22 de junho de 2013

A pedidos



Era no Albertão e ainda tinha placard. O time da Semel formado por Wilson(falecido) Airton Tamanco, Cesarino, Cacá, Derivaldo (falecido) e Neto Camarço. Agachados: Barbosinha, Garrincha, Tuquinha (mascote),João Henrique, Cafofa (falecido), Ailton (falecido) e Raimundo Piau (muito vivo).

Apanhar de dez

          Amigos, a taca de 10 x 0 da Espanha em cima do Taiti, nos faz lembrar daquelas peladas cujo limite era “partida de dez”.A gente jogava, jogava e só acabava o jogo quando um time fazia dez gols. Mas o outro também goleava. Agora perder de 10 x 0, era difícil. Pois agora, veio um time para esta”copa” que apanha de dez a zero. Nenhum time de subúrbio de Teresina pegaria uma taca tão feia. Esses sim, vieram só passear.

Férias de Moroni

          Como ninguém é de ferro, o treinador Moroni foi para sua “querência”, a cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde mora a família. Nestes dias, ele estará de volta á Parnaíba e uma pessoa me disse que não é nem pelo amor ao Parnahyba que ele volta mas é porque o clube deve a ele e ele é “assim” com dinheiro. Nem com o Zé Lima, presidente do Parnahyba, lhe jogando uisque nacional na cara.

Mordomias

      Quem pode, pode, quem não pode se sacode.O pessoal da federação de futebol do Piaui está numa boa de viajar para ver os jogos desta Copa das Confederações e tome mordomia, dona Maria. Nos “notibuques” da vida, só que se vê é neguinho postado nos campos de futebol, tudo “cif” e até ganhando diárias. O negócio é aproveitar enquanto o Brás é tesoureiro. E apenas começou, isso é só uma amostra. Vem a Copa do Mundo, seu Raimundo.

Futebol passou em branco

          Gentes boas, leitorado de todos os três sexos, eu fui ás ruas. Sentir o calor do povo e nesta Quenteresina bote calor nisso. Já que no resto do país se faz passeata, carreata e tudo que for notícia, vamos nós. No nosso Piauí terra querida também se faz movimento político, aqui também se imita o sul maravilha, o Piauí não pode ficar calado, parado, só sendo chamado de fim do mundo. Amados, ao longo desta avenida Frei Serafim, era vivente que dava gosto e aposto que dava para encher o Albertão. Muita gente bonita e bem alimentada porque vi gordinhos e gordinhas queimando suas calorias. Vi a PM com seus fardados, tudo em posição de descansar e melhor seria na posição de se deitar. Muita juventude classe média e pouco povão, Teresina está se classemediando, se arredondando, se automobilizando e fazendo demonstrações de primeiro mundo. E no meio de todas as reclamações, reinvindicações, apelos e coisas e tais, vi escritos em papel e papelão, não vi um dedicado ao esporte das multdiões, ao futebol piauiense. Se a causa desta furupa toda era a cachoeira de recursos dirigidos e digeridos pelos políticos do poder e petê, não vi, gentes boas, nenhuma folha de papel reclamando que hoje em Teresina, não existe um campo de futebol profissional em condição de ter jogo de futebol, o esporte das multidões e por ironia do destino, o que deu motivação para esta série de protestos que assola este país varonil chamado Brasil. É o futebol, esta Copa Cabana que até nos enganou com uma promessa do Osmar Junior de Vila Olímpica na ParnaÍba, de parceria com aquele negão, o Orlando Silva que agora é reserva do time do PT. Pois, amados, na passeata de protesto das coisas, em Teresina, não tinha escrito numa folha de papel, reclamando do nosso futebol, falido e mal pago e sem ter um estádio de futebol para se jogar uma pelada ou cabeluda e até nem quadra esportiva tem porque o Verdão sob a chefia de Fernandão, só serve, nesse instante, para ritual de protestante. Pois meninos, eu vi. Aliás, não vi. Nenhuma reclamação, citação para o Verdão ou Albertão. Triste juventude que se esquece do esporte. A primeira preocupação de gregos e baianos.

sexta-feira, 21 de junho de 2013


        Cronista esportivo, Ben Hur Soares,quando era jovem. Atua na Difusora e está sendo apontado como Interventor da APCDEP, no  lugar de Manel Ramo.

Último governo Alberto Silva. Gilvan Barbosa,A.Silva, Tomáz Teixeira, Carolina, Paulo Cunha e eu. Campanha eleitoral,tempo dos comícios.

E o futebol? Não protesta?

          Sim, gentes boas, o povo brasileiro está protestando.Teresina protestou ontem. Sob as mais diversas alegações.Uma moradora da resistente Rua Paissandu dizia que estava protestando porque os homens não estavam mais pagando os “minchês” e os velhos agora só queriam meninas novas, cheirando a leite. E de graça. Um vendedor de fita reclamava que agora todo mundo está gravando e não vende mais e até o vendedor de CD se lamentava porque nem vendendo a um real o povo quer mais. Querem que você dê. Dizendo que é dando que se recebe. Vai nessa...Olhadores de carro falam que os donos nem ligam mais se roubarem seus veículos porque todo mundo tem dois ou três. Tem muita gente protestando é contra o trânsito que eles acham que ficou “chiguilim” demais. O que se devia reclamar, fazer passeata, ir para as ruas, era contra este futebol de meia tigela da capital que quando não perde para o interior perde para
o litoral. E aproveitando, os desportistas deviam fazer um movimento pró-futebol de Teresina que não tem nem onde promover campeonato. O campo da prefeitura sem placar e com o gramado “distiorado” e o Albertão, o campo do governo,interditado, sem água, luz e telefone, esperando um laudo dos engenheiros para saber se tem segurança mínima e água e placar. Já que está na onda de protesto,vamos logo fazer o protesto do futebol. Os cronistas que protestam de todo mundo, deviam protestar contra a sua associação que está nas barras do tribunal e o seu pseudo dono, não quer sair do ramo, nem é visto nem lembrado e quem sabe do seu remo e rumo é seu advogado Policarpo Delgado.Os cronistas que falam demais, estão calados. Casa de ferreiro espeto de pau. Mas como nem tudo está perdido, deixa eu falar. Foi preciso que se levantasse um “Pequeno Polegar”para protestar e botar o Manel nas barras do tribunal. Botando no “Manel”como a vaca botou no mestre Alfredo. Fica aqui, pois o registro. Os cronistas esportivos deveriam aproveitar o momento e fazerem o seu protesto. Ou então saírem do “ramo”.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Palhaço Chiquita

  De onde veio ninguém sabia. Palhaço Chiquita.Vendia cachorro-quente na rua montado numa bicicleta.Era protegido do Aerton Fernandes. Ao lado do mágico Frazão.Numa Teresina cheia de graça.


APCDEP dos tempos sérios

       
             Vejam aí  uma foto da minha posse como presidente   da APCDEP quando a entidade era respeitada, tinha moral. Lá da esquerda: Raimundo Viana (dirigente do River) coronel Bento (Tiradentes),Aquiles Barros (Fluminense) Mozart Bastos (Auto Esporte),Leal Jr.(Flamengo) ,Clênio Cavalcante(Federação de futsal), João Benigno (TJD), Carivaldo (Jornal O Dia),Ben-hur ( Difusora),Chico Costa (Fagep), dona Teresina (esposa do Chico) e Pedro Tamanco  discursando. Local : AABB



quarta-feira, 19 de junho de 2013

A ULTIMA VIAGEM DE CANUTO

                  Amigos, todos nós temos o dia de nossa grande viagem. Aquela ida para não se sabe aonde e para onde ninguém quer ir. Não é para rimar  mas  chegou a  hora  do Tupy.  Canuto Tupy Caldas, oficial  do Exército Brasileiro  que veio comandar a Policia Militar do   Piauí e marcou época porque  implantou na PM deste Estado, uma série de  inovações, dentre elas, a criação de um  time de futebol profissional  que disputou com os melhores deste país o campeonato brasileiro, o Tiradentes. Nosso Estado foi falado de norte a sul e a nível local, tivemos público de 50 mil pessoas no estádio Albertão. Hoje, um jogo final de campeonato piauiense não consegue  reunir 1o mil pessoas. O homem que conseguiu  formar  uma equipe a nível de Flamengo, Corintians, Palmeiras, Fluminenee, Botafogo, Grêmio,  Cruzeiro e outros  grandes clubes  brasileiros e sair pelo mundo representando  o Piauí acaba de deixar o mundo dos vivos.Canuto  Tupi Caldas, cearense  que  honrou  sua farda   do Exército Brasileiro sendo o comandante da Policia Militar do Piaui  e criador do Tiradentes, o Tigrão da PM.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Não leve cachorro, não

          Meu querido leitorado, pouco mais fiel, estou falando hoje em cachorro. Sem esquecer a Copa do Mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo era de Piripiri. Mas como a Copa do Mundo está bem ali, em Fortaleza, vamos nos contentar com os passeios em nossa Poticabana, rebatizada e entregue à população. Um dos problemas mais discutidos no nosso novo passeio público é a cachorrada em desfile no Parque Poticabana. No primeiro dia, todo mundo achou muito bonitinho, a madame desfilando com seu Lulu, o bofe musculoso carregando o seu “cãozão de estimação”. Mas, gentes boas, na prática se viu que este negócio de cachorro misturado com gente não é coisa que dê certo. Tem aqueles que querem mostrar a beleza da cadela e por via dela, até arrumar paquera com aquela manjada pergunta “qual é o telefone da cachorrinha?” Eles & elas se aproveitam do animal para a aproximação fatal. Mas, a prática vem demonstrando que esse negócio não dá certo. Quem leva um cachorrinho pode levar um cachorrão, não há limite de tamanhos para um espaço que congrega crianças até de colo e idosos de bengalas. Moles. Existe um movimento entre os que frequentam o parque para que não sejam permitidas entradas de cães e gatos. Entenda-se que as “gatinhas” não entram nesta proibição e nem os “gatos” assim chamados pelos “bofes”. Aliás, bofe é comida de cachorro e não de gato. Mas, sim, vamos à Poticabana me engana. Com espaços para voleibol e futebol de areia e futsal, vôlei, este espaço público, idealizado por Alberto Silva, recuperado por Wilsão Cebola, tem tudo para ser o parque ideal para quem pratica esporte, para quem caminha, corre e até quem senta na boneca, atividade lúdica que ganha dia a dia mais adeptos. Agora, levar cachorro para lá é que não dá certo. Você pode até dizer quer o cachorro é o melhor amigo do homem. Concordo. Então, leva ele para tua rede.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Uma grande vitória

Gentes boas, não  é a vitória da seleção brasileira de futebol  sobre o selecionado  japonês de futebol "shinguilingue". Sem querer tirar os méritos de nosso time, afinal, venceu   os mais inteligentes viventes do mundo,os japoneses. Para se ter uma ideia da inteligência  deles, os dos olhinhos apertados  e co-irmãos, fabricam  e falsificam eles mesmos os seus produtos  e ninguém sabe o que é legítimo nem o que não é original.A grande  vitória,
caro leitorado é minha, deste filho de Aracaty, lançando ao ar, este blog  que vai ser o meu jornal do dia a dia, o meu diário deste meio-norte. Contando com  o trabalho debaixo dos panos, do professor Mauro Carvalho dos Santos, aquele a quem muito tempo defendi seu leite, o "Leite do Maurinho", de Um Prego na Chuteira, quer no jornal O Dia ou nas  rádios Pioneira, Difusora, Rádio Clube ou  Tropical. Agora, como diz o Mariano "Coiffer", amigo  leia e ligue  para o amigo e diga para outro amigo  que agora está no ar e no  seu lar, o Blog do Garrincha. 

Deusdeth Nunes- O Garrincha.

domingo, 16 de junho de 2013

Essa foto bate record.

Foto: Essa foto bate record. Colégio Diocesano,time de volei.O prof. Benjamin,Magalhães do Conjunto,Aécio Almeida,Luis Rubi e padre Moisés.Zilton Lages,Irisvaldo e Bringel.Quem é este menino,detrás do padre ?
Essa foto bate record. Colégio Diocesano,time de volei.O prof. Benjamin,Magalhães do Conjunto,Aécio Almeida,Luis Rubi e padre Moisés.Zilton Lages,Irisvaldo e Bringel.Quem é este menino,detrás do padre ?

Os coronéis cearenses.

Foto: Os coronéis   cearenses e o Lourival Nery.Valdílio Falcão era cmt.geral da PM, Mardônio Cajuaz, da capital e Feitosa era ten. coronel. Lourival Nery em plena forma.
Os coronéis cearenses e o Lourival Nery.Valdílio Falcão era cmt.geral da PM, Mardônio Cajuaz, da capital e Feitosa era ten. coronel. Lourival Nery em plena forma.

30 anos atrás

Foto: Zé Nilton,Ivaldo  Fontenele,Garrincha,Fernando Mendes,Paulão,Albuquerque,Kleber,Geraldo Magela,Carlos Carlos Alberto Melo Lobo e a metade de um que não sei o nome.30 anos atrás.


Zé Nilton,Ivaldo Fontenele,Garrincha,Fernando Mendes,Paulão,Albuquerque,Kleber,Geraldo Magela,Carlos Carlos Alberto Melo Loboe a metade de um que não sei o nome.30 anos atrás.

1952.Parada de 7 de Setembro

1952.Parada de 7 de Setembro, em frente ao cine Rex que anunciava o filme: O Gavião e a Flecha.Um jipe placa 1770.Corpo de ciclistas acompanhando.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...