sábado, 10 de agosto de 2013

Galo dez

Gentes boas, leitorado fiel, eleitorado nem tanto, porque hoje é sábado, vamos falar da taca de votos que o River pegou no STJD, no Rio de Janeiro. Contratados dois advogados, sendo um do Ceará, para defender o clube teresinense e ofender o irmão parnaibano, em mais uma guerra entre Teresina x Parnaiba. Como havia perdido na capital piauiense, a apelação foi para o Rio de Janeiro que continua lindo. Dois advogados foram contratados para este mister e este dinheiro deveria ter sido empregado em contratar jogador que não ia precisar de tribunal. Devo adiantar aos leitores que até atuei no inicio deste “embroglio”, aqui, em Teresina, a pedido do irmão do Carlinhos Alelaf, no julgamento em que o atleta da praia foi punido com 5 jogos. Passou o tempo, ele já havia cumprido duas partidas e jogou sob o efeito de “sursis”. E foi por causa disso que o River protestou. E se ferrou. Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra e a votação do STJD, no Rio de Janeiro, foi 10 x 0.Dez meus amigos, todos os dedos    nossas duas mãos. Não houve nenhum voto de solidariedade aos dois colegas advogados que foram ao Rio para a defesa carijó. Um prejuízo para os cofres tricolores porque além do “faz-me rir”, tem as diárias, passagens, hotel e os honorários advocatícios. E o pior foi a goleada, a lavagem. A defesa riverina que ia tão convicta da vitória não conseguiu convencer um membro da comissão composto de onze e o presidente não precisou nem votar. Lá do litoral diz o Júlio Cesar no face: “mais uma vez a humildade venceu arrogância.” O Ricardo Silva: Quero ver o que o E.C. Galinha vai inventar pra evitar que o Parnayba receba o prêmio. O Jeferson Brito andou arrumar a mala. O Júlio César diz que mais uma vez a humildade vencer a arrogância. O Ivan Sousa: Deixe sua risada aqui.” Enfim,  as gozações são muitas contra o mais tradicional clube de futebol do Piaui. Mais fica aqui a lição de simplicidade também no futebol. E a conclusão de que uma derrota de 10 x 0 num tribunal é mais dolorosa do que uma goleada dentro de campo.    

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Formatura em Direito

Minha turma de formatura em Direito.Sem preocupação de ordem: Eu,Amorim, Pinguim, Zé Lobão,Deusdeth Sousa,Ribamar,Evandro Bela Aurora,TrabuloJosé Trabulo Junior),Carlos Carvalho,Aguiar,Duailib,Aldenora Mesquita,Elvira Conde, Deusdedit Sousa, José Raimundo Bona,Laura e não lembro dos demais.Me ajudem.


Time do Cruzeiro

O famoso time da Vermelha, o Cruzeiro. Mapil,Melhoral,Branco,Maninho,......,...... ,...... e Celso Besamemucho.Igreja,... Raimundo Piau,........,.......,Miguel Buchada, Nervoso,............ e............Preliminar no Albertão.


Arrojado

O presidente do Esporte Clube Flamengo, o Jankel não foi bem sucedido na participação do Mengo nesta Copa Norte sub 20, lá para as bandas de Amapá, Belém, por acolá. Os meninos foram eliminados e nem se acostumaram a tomar açaí com tacacá. Deve-se louvar a coragem do presidente Jankel investindo na moçada.    

Dez a zero

Leitorado amigo fazia tempo que o River Atlético Clube não pegava uma goleada tão grande. Eterno campeão, time de tradições honrosas, entra numa roubada desta a nível nacional. Eu explico. Numa partida pelo campeonato, um beque do Parnahyba foi expulso de campo e foi julgado pelo tribunal daqui. Eu fui até o advogado dele. E o mesmo foi punido com 5 jogos de suspensão. Cumpriu 2 e depois jogou a terceira partida amparado pelo “sursis” concedido pelo tribunal local. Aí o River achou que o Tubarão havia pisado na bola e apelou pra o tribunal lá de cima. Se ganhasse lá, o Parnahyba se fornicava, perdia o campeonato ganho em campo. Demorou mais de mês para ser resolvido a o Zé Lima nem dormia mais. Elizeu, presidente do River, que havia ganho o título de “persona non grata”, da Câmara Municipal de Parnaíba, não estava nem aí e junto com Evaldo, Aroldo, Berger, Marcelo e Pintinho, esperavam que o recurso lá para cima era mão na roda que o advogado de Fortaleza havia garantido. E ontem aconteceu tão esperada decisão  jurídica. O STJD negou provimento ao recurso tricolor. Isto quer dizer, gentes boas que o Galo perdeu.Que o Tubarão ganhou. E que a Federação Piauiense de Futebol vai ter que dar ao presidente Zé Lima, os 130 mil, valor do prêmio e a patrocinadora deve entregar o carro Chevrolet para o Zé Lima viajar nele para a Pedra do Sal, Jericoquaquara, Camocim e até o Pecém. Há quem diga que o River, leia-se Elizeu, apelará e que vai até á Fifa cedida nos biliguindins dos infernos. Noticias vindas do litoral dão conta de que lá está havendo o maior carnaval e que até o Mão Santa está dando a maior força. Quanto ao tricolor de Teresina resta o direito de quem está morrendo. Estrebuchar.   

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Aperto

A Procuradora Zélia Saraiva marcou para o dia 13 deste, na terça que vem, um encontro com a direção da Fundespi. Assunto é para saber como é que fica este negócio de acessibilidade que a fundação vem enrolando faz é tempo. Nunca, em tempo algum, o futebol piauiense esteve tão ”descampado”. Até Timon tem estádio. Uma lástima, Chico Paulo!   

É hoje!

Gentes boas, o campeonato piauiense de futebol se decide hoje. Você que nos acompanha deve estranhar esta afirmação. Como decidir hoje, Garrincha, se o campeão é o Parnahyba e anda até jogando pelo meio deste mundo, Tocantins, Guaporé, Amapá, tudo com o título de campeão piauiense. Diabéisso? E aquele jogo no Lindolfo, rapaz, o Parnahyba não saiu de lá campeão? E depois não deu uma praga no gramado como castigo? Como é que o River quer ser campeão, se nem time tem? O caso é que o Elizeu é teimoso e pegando corda do Aroldo Francisco, ele não desistiu da pendenga, contratou advogado e está indo até as últimas para ver se derruba o Parnhyba. Está gastando com advogado, o caso está nas últimas, apelação. E foi esbarrar no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva e o dia de julgamento é hoje. E como o pau que dá no Chico dá no Francisco, pode ser que o Galo cante antes da meia-noite. Já andando mais do que juiz de doido, o Parnahyba desfila com o título de campeão pela série D, pelo Acre, Tocantins e inferno da pedr  e pode até perder a causa e as caminhadas se der uma zebra neste superior tribunal. Aliás, me disseram que se o River ganhar esta parada, o Manoel Ramos também vai apelar e mostrar ao Pequeno Polegar com quantos paus se faz uma Apcdep. Mas, gentes boas, como diz Morais Filho, vamos guardar os acontecimentos. E já que estamos falando em direitos e tortos, a Procuradora Zélia Saraiva está querendo saber esse negócio da Fundespi ficar neste estica-encolhe de acessibilidade, irresponsabilidade que acontece pelo Albertão que nem ata nem desata e está pior do que praga do Lindolfo Monteiro. Servo de Deus, homem religioso, acredita que só pode ter sido praga de madrinha ou macumba que jogaram neste futebol piauiense de meia tigela. Assim sendo, reverendo, como diz o nosso Moraes Filho, o Milenar, vamos aguardar os acontecimentos para ver no que vai dar. Hoje será a decisão do campeonato piauiense de futebol e estamos mais uma vez, entrando no folclore nacional com os caras dizendo. ”No Piauí não tem um estádio para  e jogar futebol e a decisão do campeonato ainda é no tapetão”. Como dizia Donizeti Adauto: Eu morro e não vejo tudo.  

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

INSS na praça João Luis

Posto de assistência médica Dr. Antonio de Castro Franco, localizado na praça João Luis Ferreira , filas eram formadas ainda na madrugada para garantir as consultas . 


Retranca

Saiu mais um número do jornal Retranca, órgão informativo do Sindicato dos Jornalsitas Profissionais do Piauí, presidência do José Olímpio Leite Castro. Nesta edição estou dando uma entrevista de duas paginas onde conto alguns “segredos” e dou com a língua nos dentes sobre alguns assuntos polêmicos. Apesar deste escriba ter ficado na “retranca”.   

Diretoria do Piaui Esporte Clube

Diretoria do Piaui Esporte Clube: Pedro Rocha(Autolândia),Itamar,Alfredo Nunes,Antonio Carlos Costa,Maury Mauá. Mestre Paulo,Aerton Fernandes e mestre Pedro.


Amanhã dia D

Sim, leitorado amigo, amanhã saberemos quem é de fato e de direito, o campeão piauiense de futebol profissional deste ano. Ai e não é o Parnahyba, não? Pergunta o menos avisado acompanhante deste futebol de meia tigela. Não, caro amigo, o campeonato terminou faz é tempo, mas a gente ainda não sabe quem é o campeão de fato e de direito. Sabe-se quem é o de fato que é o Parnahyba, mas o de direito, só “xixabe” quando o STJD que se reúne amanhã, no Rio de Janeiro, decidir. Coisas que só acontecem neste Piaui Terra Querida. Nada pode se espantar numa terra onde tem dois campos de futebol, um da prefeitura e um do governo e nenhum dos dois funciona, um, o da prefeitura, por causa de uma praga que deu embaixo do gramado e o outro, do governo, por causa de outra praga em cima do gramado, a praga chamada burocracia. Assim sendo, Mané João, nem com Lindolfinho nem com Albertão pode contar a federação. Rimou mas foi sem intenção. Rimou de novo. Mesmo assim ainda estão brigando para ver quem vai ser o campeão. Na bola f   o Parnahyba, o Tubarão. O River quer ganhar no Tapetão. Sim, mas hoje é quarta, não é? Pois amanhã, lá no Rio de Janeiro, no chamado STJD, Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, aleluia, aleluia, vai ser julgado o caso do campeonato piauiense de futebol profissional. Doutor Zé do Egito Coelho, filho de São João dos Patos, está exultante. Na sua gestão de presidente e de membro tribunal do futebol do Piauí, um caso sai da sua “ossada” para ser julgado no Supremo do futebol que é o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. É a glória. E o problema é que já existe o campeão jogando aí pelo certame oficial da CBF, já andou pelo Acre, Roraima, Palmas, de ônibus e a cavalo, com a faixa de campeão piauizeiro e agora se perder para o River? O Galo que é como barata, vive botando catinga e Elizeu não desiste. O pessoal parnaibano quer que acabe com esta pendenga, este bota e tira, entra e sai, porque não aguenta mais tanta fuleragem. Tem medo até de, se perder a questão, o prefeito de Parnaíba, o doutor Florentino p  ir de volta, o dinheiro do prêmio de campeão e não tem mais nem um derreis. E o River se for declarado campeão, tem que formar um time porque todo mundo já foi embora que jogador de futebol agora é mesmo que cigano, não tem mais essa de ficar  os lugares, não. E assim sendo, Nicodemo, vamos esperar os acontecimentos, como diz o meu amigo Moraes Filho, nos seus comentários na Rádio Antares.   

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nem achado nem perdido.

Resolveu se levantar mas continuou de pé. Pé ante pé,tomou rapé,calçou as meias e deixou as inteiras. Sentou no sofá completamente  ensofado por uma chuva seca  que havia caído de propósito. Procurou um pente para despentear os cabelos, mas lembrou que havia perdido a cabeça quando a mulher lhe pôs galhos e bugalhos.Olhou-se no espelho de sua alma e viu os olhos remelentos e lacrimogênitos. Pegou uma toalha para enxugar o chorar do seu rosto e achou foi uma cueca que havia trocado por uma cuíca no último carnaval. Calçou uma camisa e encamisou uma calça.Procurou umas meias e só achou umas inteiras.Em frações de segundos e terceiros. Procurou os seus  documentos e viu que não se  identificava consigo mesmo.  Seu retrato falado era mudo. E surdo. Chegando á porta de saída verificou que era  a mesa  de entrada de um beco sem ambas.Na rua, caiam gotas d'água da chuva e  como não portava guarda-sol deixou que a água se perdesse. Entre pingos e respingos achou-se na  calçada das perdidas e não foi procurado por ninguém, embora fosse em período eleitoral  e era um homem de voto. E não tendo nada o que fazer  encaminhou-se ao setor de achados e perdidos.

Rua João Cabral,1940

Neste mês de aniversário de Teresina, aspecto da rua João Cabral,1940.Dois estudantes do Liceu,um guarda,um vereador.


Juventude esportiva de Floriano 1972

Juventude esportiva de Floriano. LISETINHA, (Zagueira) SOCORRO (Goleira) BERNADETH (Zagueira) 1972.


Honra da firma

Caro leitorado nem tudo está perdido neste futebol onde nem tem campo para jogar. Na capital. Porque no litoral, tem campo e tem time. O Parnahyba, campeão duvidoso porque o Elizeu diz que nem tudo está perdido, pois o Tubarão ganhou do Maranhão por 2 x 0 neste campeonato sem graça do Norte. Enquanto isto, aqui nada vezes nada. Enquanto isto, o Galo Carijó que a flamengada chama de Galo Choco espera que ainda seja campeão e dizendo o Haroldinho que nem tudo está perdido, enquanto resta uma esperança, abriremos a barriga do lobo e a vovó querida como foi comida a pouco, ainda pode está viva. Enquanto isto, continua a dúvida na categoria de juniores: O Fluminense é Picos e quem manda é o Laureano ou o João Vicente ? E o Ronaib, que não é aquele que foi da Elvira, vai continuar dando as costas? Na entrega do troféu ao Piauí, ele não só deu como mandou seus pupilos darem as costas. É o diabo quem joga num time deste. Dando as costas nunxixabe que diabo vem no rumo da gente. Sim, mas, nós que somos botafoguenses e  ó para vocês saibam como somos muitos e poderosos, bastaria citar os magistrados Jim Borralho, Gentil Eulálio, Eufrásio. E falando na magistratura, aquele Seedorf é o desembargador da bola. Joga macio e eficientemente, seu Clemente. Aviso aos navegantes que a torcida Bothefogo continua vendo os jogos no Predilectum, em frente ao Dogão e lá não tem confusão. O chefe da disciplina é o Coronel Bastim e o departamento jurídico está á cargo do dr. Erasmo. A propósito, o presidente Pitter Loco está em gozo de licença para tratamento de saúde capilar. Bastim é também o presidente provisório e diz que vai provar que tamanho não é documento. E no mais, é informar que a Torcida Esporão de Galo vai completar 12 anos de vida e que vai comemorar esta data com uma baita festa no Ponto Chic, uma churrascaria ali em frente ao Verdão, ao lado onde a negrada vender carro usado. Não vai ser de graça não, viu? Homem paga 35, mulher paga 30 para ter direito de comer e beber o que tiver lá, só não tendo direito de vomitar e volta  para comer e beber de novo, porque assim já é sacanagem. Eu andei sabendo que eles não vão convidar o Elizeu Aguiar para esta festa. Eu também se fosse ele não ia. Sabe como é, torcedor enche a cara e depois vai querer frescar com o presidente. Eu não ia.

Centro de lutas

Sarah Menezes tem pesado muito. O comportamento de nossa menina de ouro tem carreado para o Piauí as atenções gerais e até á nível local tem pingado na nossa roça. Agora mesmo, o governador liberou verba para construção de um centro de lutas olímpicas, chamado Sarah Menezes com a promessa de ser entregue em dezembro deste ano. Será o primeiro centro de lutas da modalidade no Piauí. Tomara que seja feito mesmo. A informação é da irmã dela, a Sâmia.   

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tsunami

Está correndo um boato
Que não quero acreditar
Que o nosso velho mundo
Está bem perto de acabar
Tsunami eis um  dilúvio
Prá todo o povo se afogar

De onde vem esta água
Inundando as cidades ?
Onde estava guardada
E nessa velocidade ?
Destruindo, acabando
Qualquer nacionalidade

Que nosso povo se cuide
Comece logo a rezar
Porque este velho mundo
Está perto de se acabar
Ou você cai na gandaia
Ou se recolha a orar

Há muito tempo atrás
Teve a arca de Noé
Mas hoje nem Titanic
Prá salvar quem tiver fé
E prometer romaria
A São Francisco de Canindé.

Mormaço

João Pereira da Silva, o Mormaço, pai do Silas Freire, foi um dos melhores treinadores que passaram pelo Piauí.Tempo do futebol sério.


Imitando a Salomé (Chico Anísio)

Gincana do Dia dos Pais, na Escola Dom Bosco,eu imitando a Salomé (Chico Anísio).Tia Aldinha agachada.


Rosinha de Peruano

      Rosinha de Peruano                                           Peruano agarrou no sono
      Era mulher recatada.                                          Roncava feito um barrão
      Marido,preto galante                                          A mulher pegou a chaleira
      Mas não queria nada                                         Água fervendo no fogão
      Namorava nos forrós                                          E despejou o conteúdo
      Bebendo brahma gelada.                                    No ouvido do Negão
   
      Um dia ela resolveu                                           A vingança da mulher
      Tomar uma decisão.                                          Era acerto de contas                                        
      Botou água na chaleira                                      Água quente no ouvido
      E acendeu o fogão.                                           Peruano saiu ás tontas.
      E ficou em pé, na porta                                     Morrer mesmo, não morreu.
      Esperando o seu negão.                                    Só amoleceu as pontas.

      Rosinha ficava em casa
      Curtindo sua solidão
      O marido nos forrós
      Dançando samba e baião
      Chegava morto de "bebo"
      Se jogava no colchão.
 

domingo, 4 de agosto de 2013

Padre Tony Batista

Padre Tony Batista com seu sorriso católico


Mais um domingo...

Sim, caro leitorado, mais um domingo sem futebol na sua cidade. Na nossa cidade, nossa Teresina, cidade menina, lembra-me de Regina, interpretando Maria do Buchão. Mais um domingo com tarde vazia que tarde de domingo foi feita para futebol, faça chuva ou faça sol. E estamos com mais uma tarde sem Lindolfinho, nem Albertão e o desportista vai perdendo o gosto, o hábito de ver jogo de futebol, igual ao marido que se esquece de sua obrigação caseiro debaixo dos lençóis se a mulher ficar sempre sovinando o bicho bom. Mais um domingo, sem Lindolfinho, sem Albertão, sem River, sem Mengão, sem Piauizão, sem time do litoral, sem time do sertão. O medo é que o povo se desacostume, perca a vontade de ver futebol, o esporte das multidões. Em todo canto, campo cheio, senão, tendo jogo toda tarde. Aqui, neste Piauí terra querida, o governo recupera Poticabana para gente e até cachorro e o futebol fica abandonado, Albertão, um gigante adormecido pelo poeta já procrastinado a ser um elefante branco pelo povo desprezado. Mai  um domingo sem jogo no campo da prefeitura que deu praga na terra dura, mas o Galba diz que cura. Mais um domingo que não é domingo de Ramos porque o Pequeno Polegar entrou na justiça e lascou o Manoel também Ramos. E a juíza Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima, da 5ª, meteu a Vara em Manoel dos Ramos, decretou intervenção na associação dos cronistas cujo presidente podia ser tudo menos cronista e já estava para completar a maioridade como presidente da APCDEP. E não foi nem preciso muita força, bastou a pressão de um dedo, o pequeno polegar... Sem completar a maioridade. Manel estava apenas com 17 anos no poder... Uma lástima, Chico Paulo.  

A turma do CRENSA

 Esta geração toda era tarada pelo futsal quando era conhecido como futebol de salão. Tudo aí era craque, uma geração de ouro. Da esquerda para direita: João Emílio, Everton, Tertuliano, Pierre Cruz, Salomão Viegas, Zé Botão, Orlando, Julinho, Gugu e Odilmar. Local: Verdão. Não deu tempo tirar esse da frente do Orlando.    


Chapa 2

José Américo Santana é o candidato a presidente da AABB. Ele representa a oposição no grêmio bancário. O seu adversário representando a situação, é o atual presidente Valente. Américo diz que vai fazer radicais mudanças na sua administração, principalmente para os aposentados, uma categoria pouco prestigiada no clube.    

Bothefogo

A torcida alvi-negra continua comparecendo nos jogos do Botinha á churrascaria Predilectum e lá se abanca diante dos telões em três dimensões. Como o presidente Pitter Loco está em recesso em seu lugar, responde pelo expediente o coronel Bastinho. O presidente interino é como pílula de vida. Pequenino mas resolve. O sócio Jader pediu licença para praticar vaquejada.

4 de Julho

Uma boa noticia vinda de Piripiri dá conta de que tem sangue novo na diretoria do Colorado. Ludjalma Souza entra de gerente do clube e dá muita esperança de melhorar porque é uma mistura de Luis com Djalma. A volta do 4 de Julho ás atividades de bola é uma boa porque aquele povo é amante do esporte das multidões, principalmente as mulheres, as mais quentes.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...