sábado, 3 de agosto de 2013
A casa caiu II
Caríssimos leitores do mais antigo jornal deste Estado, aqui vos escreve o autor da mais antiga coluna esportiva deste país e não sei se do mundo. Para o ano, dia 1º de março estaremos completando 50 anos de colunismo, 50 anos de Um Prego na Chuteira. Vamos preparar a festa do meio século de Um Prego na Chuteira. E como assunto deste sábado, vem a intervenção judicial na Associação dos Cronistas Esportivos do Piauí. Numa pendenga que já faz é tempo, o comentarista Dídimo de Castro comprou a briga e botou o caso na Justiça e agora saiu o resultado do primeiro tempo: intervenção na entidade. O interventor é o dr. Antonio Wilson, ligado ao futebol, membro do TJD, cunhado do Buim, do Galego, do Tarcisio, do Vilarinho e do Paulão. Naturalmente que o Interventor vai promover a eleição de uma diretoria, composta de cronistas autênticos e não de picaretas como existem em todas as entidades e nesta nossa, então... Como ex-presidente da APCDEP, devo informar ao distinto leitorado que quando cumpri meu mandato entreguei o então sucessor, Salomão Viegas, um imóvel na Maloca, com um campinho de futebol e piscina iniciada a construção, na zona rica da cidade, xis com o Comercial Carvalho da Maloca, um filé, quarteirão que foi trocado pelo sucessor, Salomão Viegas com o Rubens Melo, pelo terreno alagadiço na Pedra Mole, com uma casa. Depois, já no reinado de Manel Ramo, o imóvel na Pedra Mole que depois, Manel Ramo trocou com a Prefeitura por uma casa onde funcionava uma escola municipal, no bairro Três Andares e agora, nos estertores da entidade, a última troca, foi permutado por uma casa de conjunto popular no Lourival Parente e um carro zero Ford Ka onde estava escrito –Reportagem - que passou a ser de uso e parafuso do presidente Manel Ramo. A coisa está neste pé, dona Zezé. Eu, como ex-presidente, tenho a consciência tranquila. Entreguei a entidade com um quarteirão quadrado na zona mais valorizada de Teresina. De lá para cá, os gafanhotos foram comendo e hoje a APCDEP se resume numa casa popular e um carro Ford-Ka. É ou n é para chorar, Pequeno Polegar?
Conciliábulo
E porque hoje é sábado, os comandados de Chico Wilson estarão no bar do Carlito, bebendo e tirando gosto com mosquito. Ouvindo as histórias de Josimar que jura ter sido aluno de inglês do Pato Preto, em Água Branca. Conversa difícil de se acreditar porque o Pato, natural de Matões (MA) não sabia falar nem português quanto mais inglês...
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Garrincha de Salomé
Gincana do Dia dos Pais, na Escola Dom Bosco,eu imitando a Salomé (Chico Anísio).Tia Aldinha agachada.
Time de futsal da AABB-Teresina
Time de futsal da AABB-Teresina: Garrincha, Alelaf, Marden, Kilson, Ademir e Erico. Expedito, Otávio , Dourado e (?).
APCDEP
A casa caiu. Por decisão da Justiça, o Manoel Ramos foi destituído do cargo e assume, interinamente, o Antonio Wilson que não é cronista nem nada, mas foi escolhido pela Juiza do feito. Há muito tempo que corria a pendenga entre Dídimo de Castro e Manoel Ramos e agora a Justiça toma a entidade dos pés e das mãos do Manel. É uma lástima Chico Paulo, diria Deoclécio Dantas. Amanhã a gente fala com mais detalhes sobre o rumoroso caso da Associação Profissional dos Cronistas sportivos do Estado do Piauí, a APCDEP que agora é dirigida pelo cunhado do Buim, o Dr. Antonio Wilson, omo interventor. Cabe a ele promover eleições e tudo em quanto.
Não dá para entender
Caríssimos leitores! Tem uma coisa que não entendi ainda. Como é que o Fluminense que foi do Belchior Barros de saudosa memória e hoje é do João Vicente, colocado em segundo lugar na sua categoria em certame promovido pela Federação de Futebol do Piauí, portanto uma competição oficial pode mudar de uma hora para outra, de nome e disputar outra competição de nível nacional, a Copa de São Paulo, com denominação, com o nome de outro time? Pois é o que está acontecendo com o quadro do Fluminense. Fagep informa: sai Fluminense e entra Picos. Como é que pode? Podendo, reverendo. Seguinte: Nesta competição que é patrocinada pela entidade oficial do Piaui, A FFP, o Fluminense entrou com o nome de Picos. Houve um impedimento porque o tricolor que foi de Belchior Barros não havia disputado campeonato profissional ou coisa parecida. Como eram duas vagas e como o Picos não tinha time de juvenis foi feita uma “ajuricaba”. O Fluminense iria travestido de Picos. De lá, dos Picos, só ia o presidente que é o Laureano. O resto seria o esquema tricolor. Técnico José Ronaib, auxiliar o Berlone (é o empresário), o fisicultor é o Caio que jogou Flamengo, filho da “Barradinha”, Preparador de goleiro é o Francisco Herbert, o mordomo é o Waldir Freitas, os fisioterapeutas são o Quaresma e o Victor Andrade e um tal de diretor dos jogos, que não sei que função é esta, Ricardo Andrade que deve ser irmão do outro Andrade. E assim sendo, Nicodemo, lá se vai o Fluminense, outra vez para São Paulo, só que desta feita disfarçado de Picos. Agora é saber se em caso de alguma vitória, o João Vicente vai andar o dinheiro do bicho como mandou no ano em que eu fui nesta função de cartola. Agora, como Fluminense ou Picos, os meninos serão orientados pelo Ronaib que não é aquele da Elvira. É o do Matadouro. E assim sendo, reverendo, vamos esperar que os meninos tenham mais sorte desta feita. Até hoje, a gente vai para São Paulo e só tem levado fumo.
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Wall Ferraz e Alberto Silva
São decorridos 41 anos.Assinatura do contrato entre FAGEP e firma Lourival Parente para construção do Albertão. Carvalho e Silva, Lourival, Wall Ferraz,Júlio Lopes (BEP),Valdir Araujo,Alberto Silva,Humberto Leal e Murilo Resende.
Mês de Agosto
Prezados leitores e não prezados eleitores, estamos entrando naquele mês em que os supersticiosos acham que é azarado, que não dá sorte. Tem gente tão supersticiosa que nem casa, casa neste mês. Tem uns que até casam, mas sabendo que vão pegar ponta. Na nossa área que é o esporte, principalmente o futebol, a superstição é bem levada em conta. Tem torcedor, por exemplo, que tem suas manias sobre o futebol. Não ir ao jogo com determinada camisa, no estádio sentar só de um lado, ou ficar em pé junto do alambrado, detrás das traves. Verdadeiras manias que as gente tem mas não sabe porquê. Agorinha mesmo, semana passada na cidade de Altos, o treinador Ronaibe, que não é o Oliveira, técnico do Fluminense, que era do Belchior e agora é do João Vicente, em sinal de protesto contra a arbitragem mandou que seus pupilos virassem as costas para a solenidade de entrega do titulo ao adversário. Um calundu. Depois de ter feito esta besteira, se arrependeu e mandou que os meninos ficassem de frente, como era de se postar. O treinador do Fluminense que joga com o nome do time de Picos, sabe e muito bem que só se admite ficar de costas em barreira, quando o adversário vai chutar uma falta porque tem o perigo de levar uma bolada nos melindrosos. Como protesto, ficar de costas não presta, Ronaibe, porque não se está enxergando o que vem de lá. Já pensou se o cabra é malvado e vem de pimenta malagueta? Mas pior do que pimenta malagueta foi a cassação do ex-craque Paulo César que virou prefeito de Palmeirais. Quando já estava tomando gosto. Paulo César deu muita alegria á torcida do Flamengo no tempo em que existia campo de futebol em Teresina. Raçudo, driblador, ligeiro, brigão, afobado, Paulo César era o perigo para os goleiros e uma ameaça á arbitragem. Pode ser que ele consiga reverter a situação. O River não perdeu duas vezes na justiça esportiva e ainda não está se esperneando? Perdeu, no primeiro turno, no segundo e espera o terceiro. Assim pode fazer o ex-atleta Paulo César Vilarinho a grande torcedor do Botafogo. Quanto a você , caros leitores e raros eleitores, muito cuidado porque entramos num mês perigoso. E não podemos fazer nada a não ser deixar entrar agosto.
Tudo em paz
Aviso aos navegantes: tudo em paz no reino do Bothefogo. No último jogo, com o tal de Flamengo, um número impressionante, cerca de cem torcedores alvi-negros compareceram ao restaurante “Predilectum”, local onde se reúne a torcida do alvi-negro da estrela solitária. O presidente Pitter Loco não compareceu. Estava na praia. Veraneando.
Futebol feminino
O sexo frágil se movimenta para bater bola. Tiradentes, Fluminense, Flamengo, São Paulo, todos de Teresina e a agora a novidade. Águia Paulistana, um time de Paulistana, da região de Picos, mais de 300 km, querendo jogar bola em Teresina. Taí. Campo Maior já que não tem futebol de homem podia pelos menos botar as mulheres em campo.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Uma solenidade na redação de O Dia
Uma solenidade na redação de O Dia. Eu (Garrincha), de bigode;Raimundo Rosa, de costeletas; Coronel Miranda; José Trabulo Junior; Valcira Miranda; Carivaldo Marques e Trabulo pai.
Parnaíba tem razão?
Caro leitorado, às vezes eu penso que Parnaíba tem razão em se sentir injuriada porque não ser a capital do Piauí Terra Querida. Não porque tenha mar e a gente não. Não pelo Mão Santa ser de lá, porque para contrabalançar eles temos o Tererê. E negócio de comer peixe não é vantagem porque os super-mercados daqui estão cheios de peixes vindos da Noruegua e até da Baixa da Égua e peixe a gente tem daqui demais, os super-mercados estão cheios. Bacalhau aqui é o pau que rola. O governo também está cheio de peixes, sereias e piabas. Tomar banho de água salgada também não é vantagem aqui. É só botar sal nas piscinas, como um amigo meu fez num motel do Franly e depois veio com a desculpa de que queria era salgar a piranha. Agora mesmo, o Parnahyba é o campeão do Estado e ainda faz é mangar do presidente do River, o Elizeu, que quer anular o campeonato e diz que ele é quem vai ganhar os cem contos de réis da federação e o carro Chevrolet que foi prometido e vai passar é de ano e este carro não sai. É de rosca. Agora mesmo, o Tubarão saiu numa romaria no rumo do Tocantins que é longe pra dedéu e apanhou lá, de pouco, mas apanhou, no cocô dos pintos e tem tudo para dar neles aqui na praia, segundo jogo neste domingo que vem. Agora isso é bonito para os três clubes da capital, River, Flamengo e Piauí, o representante piauiense ser do litoral?... Faltou sal, seu Juvenal? Que sucedeu, seu Elizeu? Três clubes na capital deviam se prezar... Mas deixa prá lá... Neste domingo, o Tubarão volta a defender o futebol piauiense e vai ser contra o Maranhão, de São Luis. Dentro de casa, o Parnahyba é duro na queda. Ainda não apanhou para seu ninguém e o jogo começa cedo, quatro da tarde. Paulo Morone, treinador gaúcho, já armou seu esquema para não vacilar diante do adversário. A torcida parnaibana vai comparecer em peso e medida e vai encher o Verdinho da Parnaíba. Ela sabe que é o décimo segundo jogador do time representante do futebol piauiense. A torcida parnaibana é leal, gritante e operante. Não é como as de Teresina. Que só tem foba e no bucho, cobra.
Sangue bom
O nosso povo tem o sangue bom para o esporte. Principalmente para o individual. Olha o exemplo da Sarah que já via a atuação de Benito Mussoline só para citar o neto do Mussoline, do Dr. Lucídio. Agora tem aí o garoto de dez anos, Gustavo Tourinho que vem espantando os que entendem de judô. Já é campeão piauiense e cearense. Todos os conhecedores deste esporte apostam no menino.
E o Albertão?
Quem me diz algo sobre o Albertão? Além de servir para cultos de crentes poderão me dizer quando a bola vai rolar no gigante de concreto armado construído pelo governador Alberto Tavares e Silva e que foi anunciado pelo professor Arimatéia Tito Filho, de Elefante Branco? Era o professor Arimateia Tito, filho de Barras de Maratoan, um profeta? Cartas para a redação.
terça-feira, 30 de julho de 2013
Piauí, o campeão!
Quem trabalha Deus ajuda! Meu caro leitorado, o Piauí voltou a saber o que é ser campeão. Fazia era tempo que o time que era chamado de Enxuga Rato não sabia o que era um título, uma faixa, um campeonato para chamar de seu. No profissional andou se embonecando, mas não deu para chegar lá. Agora, neste “amador”, tipo segundo quadro, o Enxuga Rato foi mais time e mereceu o título conquistado e jogado na periferia de Teresina, acabando sendo campeão em Altos de João de Paiva que já foi até da Elvira, foi do sargento-doutor Fonseca e agora é da Patrícia Leal como já foi do pai dela, meu amigo de peladas, do César do Leal. E a vida continua e o Piauí é campeão de fato e de direito e agora vai para São Paulo, para tão falada Copa. O Fluminense, digo o Picos, também vai, como segundo colocado e está pegando é o boi. Assim acaba um campeonato oficial da federação piauiense todo ele realizado em campos não oficiais. Quando não era nos bairros, era no campo da policia militar, o CFAP, mas parece que houve uma irregular idade e foi proibido jogar lá e o lugar mais perto era Altos de João de Paiva. E lá se deu o jogo e foi lá mesmo, o Piauí que fazia tempo não sabia o que era ser campeão, arrebatou o título e vai como legítimo representante do Estado e o Fluminense que se disfarçou em Picos vai como segundo representante do nosso Estado. Eu não sei quem é que vai gastar com os dois clubes. Lá por Picos, a tirar pelo campeonato de profissionais, o Cleber não “calçou” o SEP como deveria calçar. Aqui, apesar de passagens e hospedagem de ser tudo por conta dos patrocinadores, tem que ter grana para as necessidades do grupo e se vencer, o tal do bicho. Jogador de futebol pode até gostar de bicha, mas o que ele adora mesmo é bicho. João Vicente que é o patrono do Fluminense, botou o Rossines só de fachada como presidente, mas é ele quem dá as diretrizes. Quem dialoga com o Ronaibe, que é o treinador e dono dos meninos que não é aquele da Elvira, é o do Matadouro. Acompanhando “os meninos” ainda tem o empresário amigo meu, mas aí já outra coisa. Para finalizar: Salve o Piauí, campeão!
Na Vila Maria
Tem um campo de futebol com meu nome, na Vila Maria, zona leste.O coordenador Chico Lapinha fez um torneio, dei taça e bola e o Galba deu a grana de pagar juiz. Vejam aí a foto. Tudo ex-atleta, turma melhor no copo do que na copa. Tem uns que não podem nem dar de cabeça. Futebol é a melhor diversão .
Boas novas
O secretário da Semel, o Galba do Fundo de Quintal me dá a grata noticia de que acabou festa da lagarta no gramado do estádio Lindolfo Monteiro. Os “remédios” surtiram efeitos e praga foi para os quintos dos infernos. Agora é esperar que o gramado se recupere e o campim venha verdinho da terra para embelezar o chão que era do Napoleão. Sem o LM, o futebol piauiense está sumido e mal pago.
Na Vila Maria/Bandeirantes
O meu amigo Abreu, ex-cabo eleitoral, batalhador pelo futebol do pedaço, promoveu um festa esportiva no campo do bairro que tem o meu nome e ao contrário da AABB, lá não arrancaram ainda continua “Estádio Deusdeth Nunes”. Compareci, juntamente com o Galba, da Semel e vi craques do passado como Ernane, Abreu, Amarildo, todos esforçados e reumatizados.
Casa cheia
Rapaz, a torcida do Botafogo compareceu em peso ao Predilectum. Uma pena que o empate com o Urubu tenha sabor de derrota. Pena preta, pena de urubu. O presidente da Bothefogo, Loco Pitter, licenciado, assistiu ao jogo em Parnaíba, no restaurante do Galeno na companhia dos três seus filhos. Assumiu seu cargo, em Teresina. O coronel Bastinho.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Juizo de Doido
Este time do Parnayba está andando mais do que juízo de doido. De ônibus, de avião, de lancha, de trem. Fazendo inveja a muito time de Teresina quenão passa de Timon. E é porque não tem dinheiro em caixa, presidente joga bebida na cara de treinador, treinador devolve a mesma dose, mas de outra bebida, e depois alisam a pomba da paz. Nam...
Pai Oscar
O presidente da Federação Piauiense de Futebol, o Cesarino Oliveira, deve fazer uma visita a um pai de santo e recomendo Pai Oscar de Oxalá, ali onde se cruza para ir ao aeroporto, vindo do Matadouro. Ele sabe onde é. Saber que mandinga é esta sobre o futebol Cabeça de Cuia. Já me disseram que o trabalho foi feito em Timon por quatro letras.
Revelação do Jiu Jitsu
O piauiense Lívio Ribeiro, 20 anos, venceu o New Open de Jiu Jitsu, realizado nesta semana no Rio de Janeiro, após derrotar um mexicano e um argentino. Lívio, que luta na categoria peso Galo, saiu vitorioso também do mundial de JJ, realizado semana passada, em São Paulo. Atualmente, o lutador mora com a família no bairro Mocambinho e treina em uma academia no bairro Marquês, ambos na zona Norte de Teresina. Lívio desembarcou na capital piauiense na tarde de ontem (27).
Sem futebol
Passamos mais um domingo sem futebol profissional. Desde que em entendo de gente nesta Teresina esta é a pior fase do profissionalismo piauiense. Parece que foi uma praga de madrinha jogada na administração de Cesarino Oliveira. O diabo quando não vem manda o secretário, tem time falta campo, quando tem campo falta time. Foi gente do olho grande.
Parnaíba -uma via crucis
Meus caros leitores dos três sexos, dirigir um time de futebol não é coisa fácil. Dirigir um time de futebol no Piauí deve ser difícil. Dirigir um time na Parnaiba deve ser uma coisa de louco. E quando este time é o melhor do Estado, dá nos times pebas de Teresina e não recebe nem o dinheiro do prêmio que o patrocinador prometeu dar porque o adversário mete catinga, entra em tribunal, perde, corre e recorre e a Federação segura o dinheiro, o patrocinador segura o carro, falta dinheiro em caixa para pagar treinador e jogador e o presidente se desespera ao ponto de jogar bebida na cara do treinador e o treinador joga bebida na cara do presidente e os dois ficam de caras lavadas... A prefeitura deles promete dar e não dá. Dá, mas é titulo de “persona non grata” para o presidente do River de cá que é um Eliseu. Uma verdadeira via-crucis este caminho palmilhado pelo presidente parnaibano, o Zé Lima, com jogador lhe aporrinhando querendo dinheiro que jogador tem família. Um homem de fibra, esse Zé Lima. Se fosse ou o já teria mandado todo mundo para a Tonga da milonga do cabuletê. Olhe que levar cerveja na cara não é para qualquer cartola não. E para jogar uísque na cara de gaúcho é preciso ser macho-chô. Zé Lima tem aguentado umas poucas e boas. Teve suas regalias como viajar por conta da CBF, quando estava respondendo interinamente pela Federação, fez umas poucas e boas mordomias porque também é filho de Deus e vamos dar a Cesar o que é de Cesarino. Mas, gentes boas, o Parnayba está neste mundo de meu Deus. No rumo do Brasil Central, pelo meio do mato, honrando o nome do futebol piauizeiro. Bem que o governador Wilson Martins, o Goiaba, poderia dar um “adjitório”, afinal, o seu vice governador, o Zé é Filho de lá e não fala nada. Que homem mole...
Rio Negro 1964
1964,meu único time profissional no Piaui, o Rio Negro,cujo último presidente foi o Firmino, pai do atual prefeito.Eu era um ponta-direita indo e voltando.
domingo, 28 de julho de 2013
Churrasco do Demerval
Meu companheiro de peladas, Demerval, jogador do PM bola, time que eu criei para os companheiros do PMDB baterem na redonda e Demerval era um dos bons de bola, me chamando para um churrasco dia 04 de agosto na sua propriedade em Nazária. Irmão do Luis Carlos, ele vem perseguindo a tomada do poder de Nazária. E vai chegar lá.
Bola maneira
Os peladeiros do campo do Eduardo, em virtude das idades avançadas, estão pensando em trocar a bola de futebol oficial com que jogam todos os domingos, pela manhã, por uma bola mais maneira, do tipo de uma que está sendo vendida nos supermercados ao preço de dez reais. O veterano “Papai” achou a ideia excelente. A única restrição é quanto ao couro que é fino e dando de cabeça, pode furar.
Assinar:
Comentários (Atom)












