sábado, 14 de setembro de 2013

Grêmio Recreativo Show Samba em 1979

Em 1979,o Grêmio Recreativo Show Samba sob o comando do engenheiro Maurilio de Araujo Lima pisava pela primeira vez no asfalto.


Copa Piaui II

Hoje tem futebol no estádio Lindolfo Monteiro depois da praga. Vão jogar Piaui x 4 de Julho, de Piripiri, ás 5 da tarde. Diz a federação que é as 5 e 10; Prá quê essa frescura de cinco e dez ? Ou é cinco ou cinco e meia. Tudo indica que vai ser um jogo parelho porque os dois times estão bem formados e Piripiri nunca amoleceu jogando em Teresina. Nem no tempo do Luiz “Menez”.  

Copa Piaui I

O futebol profissional está vivo. E tem Copa Piauí, minha gente, aquela que o River esnobou, desprezou, achou melhor não entrar. Elizeu anda sendo acochado pelos torcedores do facebook, a negrada botando nele como a vaca botou no mestre Oscar. Elizeu anuncia que ainda tem três vagas na diretoria do Galo Carijó, quem quiser que se habilite. Mas para a Copa Piauí, o River não se habilitou.   

Troféu Mestre Albino

O Piauí é um dos estados desta federação onde mais se pratica a capoeira. Os nossos mestres estão sempre viajando para a Europa, meu bichinho, para darem cursos; Outro dia eu ia para Lisboa e encontrei mestre Bob com a esposa, dentro do avião, indo para a Suécia. Eles estão sempre na Europa. Vão caladinhos que em boca calada não entra mosca e nem desperta inveja. Este modesto escriba se considera um dos incentivadores deste esporte herdado dos escravos africanos porque á época em que assumi o cargo de secretário municipal de esportes, gestão Wall Ferraz, uma das minhas primeiras providências foi contratar um mestre na modalidade (Mestre Albino),instalar gabinete dentário e dar merenda escolar para os alunos porque saco vazio não se põe em pé. E nem menino faz pulutrica com dente doendo. Fazia gosto se passar pelas três quadras e ver todas as três, cheias de crianças e adolescentes, começando ás cinco da tarde, indo até ás sete da noite. De lá, saíram muitos mestres e cidadãos porque a capoeira ensina tudo isto. Vida que passa. Hoje, dia 14, ás 18:00 horas no Park Poticabana, haverá uma grande festa da Capoeira. Com todos os lances e acrobacias que a arte nos propicia, grandes mestres e bons alunos estarão juntos numa noite de festa para a modalidade. Quem idealizou tudo isto foi um aluno e seguidor de Mestre Albino, o hoje conhecido Mestre Sabugo. Ele, João Raimundo de Jesus Sousa, apelido Mestre Sabugo, criação de Albino retribui, num raro exemplo de lealdade, tudo o que o mestre fez por ele. O normal é o cara que aprende com um não, reconhecer o mérito do professor e achar que já nasceu bom. A “Capoeira Escravo Brancos” presta hoje, uma justa homenagem a um dos mais competentes mestres da capoeira neste Estado; Não é o pai. É um dos pais. Porque a Capoeira veio lá da África onde os escravos deitavam e rolavam e neste rolamento é que nasciam os filhos. E porque hoje é sábado, dê uma esticada até ao Parque Poticabana, começa as seis da noite e veja a beleza do jogo de pernas, do balanço do corpo, do gingado que é   capoeira. E sua presença é uma homenagem ao Mestre Albino, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Capoeira no Piauí Terra Querida.  

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O silêncio do poeta

O poeta está calado
aguardando inspiração
o seu coração cansado
sofre de grande paixão

Paixão é coisa ruim
só é boa quando ela quer
mas não é bom ficar assim
por amor de uma mulher

Relembra a figura amada
que não voltará jamais
e a vida segue prá frente
o amor ficou prá trás

Poeta, levanta a cabeça !
Esboça uma reação !
Cuidado com a causa mortis
"Saudades no coração".

Futsal do Banespa

A mais forte agremiação de futsal em Teresina foi o Banespa. Seu treinador foi o Valdimir Silva.Na foto: De pé- Diniz,Pierre Cruz, Rosemiro Róseo, Dedé Cabeça de Prego e o treinador Valdimir Silva. Agachados: Serraria, Delcimar e Valdinar. Não sei o nome do mascote.Foto na quadra da PM.


Plantando, dá...

Eu me lembro, eu me lembro, do tempo da escola primária, em Fortaleza, a professora lia para a gente, histórias de Monteiro Lobato e tinha uma que falava do Zeca Tatu, o nosso caboclo do mato que depois o cinema levou para as telas na figura de Mazzaropi. E a máxima, a moral da estória era que a terra é tão boa e dadivosa que se plantando tudo dá, já escrito na carta que Pero Vaz de Caminha, o Arimatea Azevedo da época, mandou para o rei de Portugal. Pois neste Piaui terra querida, o nosso povo é tão “caruave” as atividades esportivas que se botando para aprender e jogar, a gente dá show em tudo. Não quero nem falar na Sarah com agá Menezes, no judô. Podem até dizer “é, mas o Expedito “ajudou”. Claro, é o treinador e é um cara Expedito que quer dizer esperto, ligeiro, despachado. Mas não vamos desviar o foco, como se diz no jornalismo de faculdade. Vamos ao se plantando tudo dá. Vejam o caso de um esporte que no interior do Ceará a gente chama de peteca. Os americanos botaram o nome de “badmington”. Pois não   i quem foi que inventou de jogar aqui em Teresina, sei que o gente-boa, o Ferraz era o cabeça e conseguiu o apoio do Grupo Claudino através do João Marcelo e não é que a coisa deu certo e hoje o Piauí lidera o ranking em diversas categorias no país? Nossos atletas são os da frente nos últimos 13 meses. E lideramos em 13 modalidades. Lucas Alves e Alice Morais são nossos destaques. Na categoria sub-15 Walesson dos Santos é o líder com 4.800 pontos. ”Fabrício Farias com 3.120 completa a dobradinha. ”É nessa categoria que o Piauí ocupa o maior número de lideranças do ranking: além de Sâmia Lima no individual, três duplas estão no topo: Fabrício Farias e Walllesson Santos, Sâmia Lima e Vera Guedes e Fabrício Farias e Sâmia Lima. (As informações foram extraídas da revista Sucesso que eles mandam para cá). E em consequência, 16 dos nossos atletas foram convocados, entre eles a promessa para as Olimpíadas 2016: Francielton Farias e Gabriele Pereira. ”As irmãs Sâmia Lima e Sânia também foram convocadas, além de Juliana, bronze no Canadá em 2012. Rapaz, este Piauí é dadivoso. Em se plantando, tudo dá.    

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Tabajaras

Time do Tabajaras : Paulinho , Nilo Bala , Carmo , Serjão , Branco , Peito de Pombo, Beguinha , Fernando Bibio , Brown Carcará , Cesarino e Otávio .


Ruim, muito ruim...

“ – É muito ruim está distante de algo que a gente ama! Seja um amigo, uma namorada, irmãos, familiares e até mesmo um objeto. Enfim... No momento sinto um aperto no peito, uma dor enorme, um sentimento de tristeza que me consome por dentro e por fora. Sinto falta da rotina, de está ao seu lado, de acordar sabendo que no final da tarde ou no fim da noite, estarei ali pertinho de você gritando, pulando, cantando, roendo as unhas... Nos momentos bons ou nos momentos ruins sempre irei te amar, preciso está perto de você porque você é parte de mim e sem você nada é igual. Todos os dias, fico a me perguntar, quando irei te encontrar novamente? Quando estaremos juntos? Quando você me fará sorrir novamente? Pois minha felicidade longe de você será sempre incompleta! Eu te amo, River Atlético Clube. Pelo amor de Deus, Sr. Elizeu Aguiar, eu te imploro. Renuncie. Samuell Moraes, 18 de agosto de 2013, 20, 40”. Gentes boas, é este o texto do Samuell Moraes, com dois eles, no facebook. Revela todo o seu amor pelo Galo Cari  , sua desilusão e no final, o seu desespero, apelando para a renúncia do atual presidente do Galo Carijó . Como o meu caro leitorado leu, é um desabafo de um torcedor magoado com a performance de seu clube ao longo do ano. E no desespero, pede a saída do atual mandatário tricolor, o Elizeu Aguiar. Na verdade, a frustração da imensa galera riverina está ali representada, traduzida no desabafo deste rapaz, on line, a nova arma dos desesperançados. E como quem está na cabeça tricolor é o Elizeu Aguiar, é claro que é prá ele que se dirigem reclamações e esculhambações de riverinos e similares. Fora da atual competição oficial da federação, o clube que mais títulos conquistou neste Estado, está “de licença”, fora de tudo, esperando que Deus dê bom tempo. Agora que se “escondeu” lá para perto da Vila irmã Dulce, vizinho do Porto Alegre, o River saiu da zona nobre para a zona pobre e com isso perdeu muitos torcedores do Jockey. Ao Samuel Morais, a minha solidariedade e ele está certo e receba minha solidariedade. D  fato, é muito ruim está distante de algo que a gente ama.

O Galego e o menino

No programa de televisão do Amadeu Campos, o Galego faz a sua parte com uns judocas mirins que estão no vídeo . Entre o papo, perguntas e respostas, o professor Queiroz interroga a um aluno de seis anos porque ele não tomava refrigerante. 
Sem pestanejar , ele responde:- “Pra não ficar como ele.”- E mostra o robusto irmão do Buim.  

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Garrincha e Lucídio Portela

Eu, presidente da APCDEP fazendo visita ao governador Lucídio Portela.


Posse do cel. Jofre na Federação

João Benigno,Garrincha, Jofre. Atrás Olimpio Guilherme,esposa e o Zeca. Benigno com uma maleta 007, Garrincha com uma pochete e camisa modelo( tabuleiro de dama ) e o Jofrão, como sempre, com sua simpatia monstra.


Campo Maior ?

Como é que vai ficar o futebol desta terra da carne de sol? O estádio Deusdedit de Melo continua a ser um pasto como profetizou o treinador Pollozzi que passou um bom tempo por lá, treinando o Comercial e quase se casando com uma cidadã de lá. Dizem que o campo do Caiçara está uma beleza, eu não sei. Gomes Neto só vive chamando o Baú para ir ver. O certo é que a cidade tem dois times e não tem um campo de futebol. E é porque o nome é Campo Maior. Explica isso aí, Mozart.   

Futsal

 Raimundo Castro, Valter Castro, Viceleno (falecido),  filho do Edilson Bonifácio, Dona Socorro, Edvar, Marcus Said, Hélio Bastos, Idelfonso, Mourão, Paulo Noronha, Genésio, Cel. Ferreira Filho, Edilson Bonifacio, Bogea, Robert Brown , Marquinhos(Ex. Pres. Piaui)



O papel do massagista

Este episódio inédito no futebol mundial ocorrido em Goiás, entre os clubes da série D, uma quarta divisão, entre Aparidense e Tupi, quando um massagista deu uma de beque e não deixou a bola entrar no gol, por duas vezes, virou notícia mundial e ainda vai dar muito que falar. Já era nas quartas de final quando o fato ocorreu e no cocô dos pintos da partida. O ”masseiro” estava ali no pé da trave, onde não era para estar e a bola vai entrando. Aí ele não deixa, o atacante empurra de novo para dentro do gol e massagista novamente defende provando que é melhor do que o zagueiro do seu time. E como não havia mais tempo, o jogo foi encerrado. Os adversários tentaram pega-lo mas o cabra provou que é bom no drible de corpo e entrou no vestiário são e salvo e seu time não perdeu o jogo. E engraçado foi o jeito do massagista sair de campo, são e salvo. Ele se escondeu, gentes boas, no baú do clube, onde se bota roupa suja. Lá é baú, aqui é saco. Quando os inimigos estavam esperando o cara lá fora para meter a taca, ele passava por eles, no baú do time, no meio das roupas suadas. Agora os torcedores do Tupi querem ganhar no tapetão. O autor da presepada, depois de tudo, saiu pedindo desculpas, coisas do futebol, etc. Diz que o clube não teve culpa que quem deve ser punido é ele, naturalmente já ensinado pelos diretores. Já o Procurador do STJD disse que o jogo pode ser anulado. Pode. Na verdade, o lance é inédito no jogo de bola mundial. Se não der nada e prevalecer o resultado, o Aparecidense se classifica para a próxima fase da série D. Já havia empatado de 1 x 1, na casa do adversário. Isto me faz lembrar, outro fato inédito no futebol mundial, a expulsão de um bandeirinha por um juiz, ocorrido em Teresina, no Lindolfo Monteiro, por ocasião de um Rivengo. O apitador central era o Santa Rosa e o bandeirinha do lado do Verdão era o Jamil de Miranda Gedeon. Lá prás tantas, os dois se desentendem e Santa Rosa, o juiz, expulsa o bandeirinha, Jamil Gedeon. E justifica no seu relatório (súmula): “aos tantos minutos de jogo do segundo  do tempo, expulsei das quatro linhas, o meu auxiliar, Jamil de Miranda Gedeon, porque num lance confuso entre um atleta do River e outro do Flamengo, eu lhe disse: ”Jamil, corra e decida o lance!” e ele me respondeu: Decidir o quê, seu porra! Decidir o quê? Esse fi de uma égua é besta!” Diante de tamanha desobediência, o retirei de campo para aprender a respeitar as autoridades.”  

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Morone Pé Direito

Gentes boas, o gaúcho Moroni estreou no Flamengo, o time que ele mais treinou na sua vida, com uma vitória espetacular. Vencer dentro de Piripiri, por dois a zero, não é fácil, seja qual for o time que esteja vestindo a camisa colorada. Começou com o pé direito. Embora tenha trazido quase todo o time do Panahyba, seu clube anterior. Só não trouxe mesmo o presidente Zé Lima, porque ele tem a mania de quando bebe jogar uísque na cara de técnico. O Jankel, presidente do Flamengo, nem beber, bebe. Sim, mas o Flamengo ganhou e o Piauí também. Primeira partida depois do passamento do seu Reinaldo e a negrada ofereceu a vitória ele. O que não é muita vantagem, porque depois de morto, meu irmão, podem oferecer até ouro em pó. Já no domingo, cá na capital, o Enxuga-rato ganhou com gol de Silas, o magro. Não é o que está brigando com o Arimatéia, na série “O Gordo e o Magro”. O Silas que fez o gol do Piauí é outro e pelos toques dele, promete muito. A grande novidade mesmo foi o gramado do LM, sem a tal da praga. Teve  ente que nem foi com medo da praga. O povo não explica direito que praga é esta e tem gente que tem receio dela. Até o Beto Loyola fica com medo da praga. O Aníbal Cara de Anjo estreou pelos Picos mas não foi feliz. É isso mesmo, prá frente é que a malas batem. O presidente de Picos, o Laureano, procurou até um pé de pau para se deitar, pensando que estava no CEFAP... A novidade mesmo que não é novidade foi a volta de Zé Galinha, o goleiro, Carlos Henrique. Mesmo um pouquinho fofo mostrou que quem sabe, sabe. O Piauí é treinado pela dupla Marcão e Augusto, na hora do jogo, o “jovem capitão” vai para as cadeiras e o Marcão fica no grito de dentro de campo. A vitória do Piauí foi dedicada ao seu Reinaldo Ferreira, falecido outro dia. Com um público diminuto dando prejuizo aos vendedores de café, picolé, laranja, milho verde e outros bagulhos, a renda nem foi fornecida porque a federação teve foi vergonha. Entregue à FPF para os jogos oficiais, o gramado ainda não está recuperado, está meio lá, meio cá e o LM continua sem placar e sem som para informar. Só para rimar. Arrematando: O Flamengo começou com pé direito ganhando fora, o Piauí idem ganhando dentro. Até agora, no quesito futebol, a capital vai botando no interior como a vaca botou no mestre Alfredo. Sem cuspe.   

Bingo na AABB

Assis Madeira Campos era presidente da AABB. Durval Aires, Ulisses , Alexandre Carvalho, Hélio Passos.


Uma imagem vale por mil palavras

Vejam aí aquele lado do campo, perto do Verdão. Só duas testemunhas do jogo Piauí x Picos, no LM. A foto foi de Eduardo Frota. Falaram tanto em praga que os torcedores ficaram com medo dela.  


Badminton

Nossos meninos deram show de bola no Badminton. Trouxeram 4 medalhas de ouro nos jogos escolares. Eu sempre digo que nosso povo é resistente, renitente, insistente e lutador. Neste esporte que foi incentivado pelo filho do seu João Claudino, o Piauí só vive dando olé, ganhando medalhas. Lá no Ceará chamam peteca, aqui peteca é cabissulinha. Pois peteca ou bandminton, seja o que for, o Piauí é ouro.    

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ser Pai

Ser pai é redobrar fibra por fibra o coração
é mais  do que ser mãe,preste atenção
o pai só passa bem, na fabricação
mas depois é sofrimento, meu irmão

O pai bota o menino na escola
para aprender a ler, jogar bola
e depois vê desanimado
que o garoto é um boiola

O papai cria a filhinha
dando cafezinho na cama
Ela cresce,aí se dana
começa a fazer programa

O pai cuida da mulher
paga a conta do cartão
só depois fica  sabendo
era conta do Ricardão

Concurso de Miss Piauí 1972

Festa do concurso de Miss Piaui 1972, no Clube dos Diários. José Trabulo e Valcira Miranda e José Cândido e Ernestina Müller. Bebiam guaraná Caracu e cerveja Skol em lata. 


domingo, 8 de setembro de 2013

Rainha do carnaval do Jockey Club 1994

Belíssima rainha do carnaval do Jockey Club do Piauí em 1994 . Um dos maiores clubes sociais de Teresina , promovia um carnaval concorrido e desejado durante todo o ano.


Luta desigual

Eu já senti, eu já vi
quando a dor não vai embora
e também já percebi
porque tem tanta demora

Descobri que a saudade
faz parceria com a dor
as duas,só por maldade,
são duas contra o amor

O coração, arena de luta,
não pode tomar partido
seja  qual for resultado
só ele é quem sai ferido

Romário, o Baixinho, é quente

Meus amigos o futebol é uma atividade esportiva em que existem os defensores e os atacantes. Sim, porque quem ataca está muitas vezes se defendendo. Vejam numa partida. Quando uma equipe vai para o ataque, a defesa tem que se cuidar para não sair o gol. Porque o objetivo da partida, da luta, é um meter no outro. A defesa pode ser cerrada ou errada. Um camarada que sempre foi atacante no futebol, vai para a vida política, como o Romário, tem que continuar atacando. E ele sabe que a melhor defesa é o ataque. Agora mesmo ele entrou com os dois pés no idoso presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin , chamando-o de ladrão de medalha, luz e terreno. O Baixinho deve ter provas do que está dizendo, porque o cara é deputado federal e não ia entrar assim numa roubada, falando por falar. Ele não deixou de meter o dedo na ferida do “seu”  Marin que foi pego com a mão na massa subtraindo um medalha de uma premiação, coisa que ele não precisava porque tem grana para comprar mil medalhas. Ás vezes é mania de furtar. Não é nem necessidade. O “Baixinho”, que gosta muito de palanque, botou foi prá quebrar no poderoso Del Nero porque a desavença entre eles vem de longe. Agora o vice da CBF e presidente da Paulista diz que vai processar o Romário por crime de difamação e calúnia, que ele está levantando falso e vai pagar caro pela ousadia. Ousado, peitudo, Romário diz que os picaretas da Fifa e adjacentes (aí entra a CBF) deveriam pegar 100 anos de cadeia e aí eu acho que ele exagerou, porque o seu Del Nero deve ter uns oitenta anos e com mais cem anos, ia viver demais, mesmo que fosse numa penitenciária para idosos. Na sua fala, Romário não livrou ninguém. Disse que na CBF tinha ladrão de medalha, de luz e de terreno. Depois de tomar conhecimento desta briga do Romário com a CBF dizendo que lá tinha ladrão de terreno, dirigentes de clubes piauienses e até da  APCDEP  ficaram contentes. Afinal, não foram somente eles que se deram bem no ramo imobiliário. A coisa vem lá de cima. Então, mãos à obra!      
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...