sábado, 13 de julho de 2013

E o dinheiro ?

É de rosca esta gratificação que a Federação de Futebol do Piauí deve dar ao campeão piauiense de futebol. Dizem eles que o caso ainda está em litígio jurídico e o Parnaíba ganhou mas não levou. Não é muita coisa grana, parece que é coisa de duzentos contos, mas toda roupa veste o nu e o campeão é pobre e o dinheiro retido pela federação quebraria o maior galho do Zé Lima que vê é alma com jogador atrás de dinheiro.    

Coluna do Buim

“Perguntando certa vez sobre quais os melhores goleiros do futebol piauiense em todos os tempos,o comentarista Carlos Said não pensou sequer um minuto paa formr uma lista tríplice, onde com destaque, incluiu um nome desconhecido da geração que acompanha o futebol há trinta anos- Raimundo Boi.” Jornal Diário do Povo,18-01-2004.   

Espírito Esportivo

O futebol, assim como os demais desportos que foram criados pelo homem porque eles queriam uma diversão, é um entretenimento, um passatempo. Um lazer. Até familiar. Para quem gostasse do desporto e levasse as coisas na esportividade, se dizia que tinha espírito esportivo. Pois bem. As torcidas organizadas foram criadas para que o torcedor não ficasse só, assim como Deus criou a mulher. Torcidas organizadas são batalhões vestidos de camisas do clube de preferência. Modelos diferentes mas com o brasão do clube. Como o futebol é como todos os esportes, um motivo para socialização, entendimento entre os homens, não se entende porque haja divergências entre torcidas e torcedores. Divergência que não pode ser atribuída ao fato de fulano ser de uma facção e beltrano de outra. Se não fossem adversários como haveria jogo? E se fosse motivo de briga, cada um ser de uma agremiação, cores diversas, como seria perigoso se vestir camisa de time de futebol... Um recente entrevero entre torcedores do Botafogo e do Fluminense   numa churrascaria da zona próspera da cidade, nos deixa pensativos e até indecisos sobre os locais de se ver jogo de futebol. O “affair” que começou no local onde se assistiam o jogo Botafogo x Fluminense foi acabar numa delegacia e os “procedimentos” vararam pela madrugada. Pais de famílias, tudo gente de responsabilidade (presumese), passando a noite e entrando pela manhãzinha, envolvidos em desentendimentos e agressões verbais e físicas. Decididamente, não houve espírito esportivo entre as partes. Ou pelo menos não foi o procedimento “predileto” de gente que ao invés de acalmar, bota fogo. E que nem esfriou quando avisaram: Olha a polícia, Cidadão !   

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O profeta Gentileza


O profeta Gentileza, uma figura nacional, quando de sua passagem por Teresina...

Quem é ele?

A Globo relançou no horário do dono e  das camaradagens, uma novela. Renovela, porque é uma nova versão. Lá tem uma personagem obesa. Dona Redonda. Tem gente que gosta de gozar os outros e andar fazendo comparação física. Eu não gosto. Por causa de comparação de pernas é que tenho o apelido de Garrincha. E lá na Federação quem é a dona Redonda?

E o carro?

O patrocinador já deve ter é vendido o carro que cabia ao campeão piauiense de futebol deste ano. Com esta “celesma” toda, de julgamentos no tribunal do Zé do Egito, com gente querendo ganhar no grito e o tempo passando. Tá parecendo o duelo da APCDEP, entre Dídimo de Castro e Manel Ramo. Ninguém sabe o resultado.   

E o protesto dos desportistas?

Se a onda é de protesto, porque os que gostam de esportes não vão às ruas e protestam em prosa, verso e gritos? Motivos muitos para colocar o desagrado nas ruas. O principal é a falta de espaço para ser praticado o jogo de bola oficial. Nunca, em tempo algum, neste Estado se viu isso? Como é que não existe campo oficial para a prática do esporte das multidões como é conhecido o jogo de bola? Nem à nível estadual nem municipal. A prefeitura fechou o seu campo, o Lindolfo Monteiro, alegando que deu uma praga no capim e parece que estão matando esta praga é na unha e para despragatizar este campo vai ser Zé. Um Zé Pereira no Fundo de Quintal. Antes já tinham botado uma praga de rodoviária rural que descaracterizou completamente a praça de esportes. A outra praça, o Albertão teve uma praga maior. A praga do abandono. Do descaso e um Numeriano só não faz verão. Para que meu numeroso leitorado saiba ele está interditado, não pode ter jogo lá a causa principal é porque não tem uma rampa para os deficientes físicos e  rarem para os assentos. Mas outro dia, o governador Wilsão disse em entrevista que tinha 700 mil para gastar com a necessidades do campo. Foi na tarde em que ele me perguntou se eu ainda estava dando no couro. Tá gravado e você pode até ver no “Blog do Garrincha”. Sim, mas eu falava no protesto dos fans, desportistas, dos torcedores e até de jogadores, porque eles vivem disso, é uma profissão, dela depende a sobrevivência deles, dos cronistas, árbitros e até dos vendedores ambulantes. Futebol neste estado é dificil, o Parnahyba campeão sem receber um tostão dos prometidos e até um carro zero de prêmio para vender que já tem comprador. Um campeonato sub 19 disputado nos bairros e Deus tem protegido porque não tem tido confusão porque policiamento também não tem. E vocês, torcedores da Embriagalo, da Esporão, do Urubu Louro, do Raposão, do Enxuga Rato, do Banho de Gato, ninguém faz nada, não se mexe, só tem uns poucos na internet. Nas ruas, nada. Protesto, nada. Se futebol é vibração, emoção, porque não há pro  sto contra a falta dele ?       

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Praça do Liceu Piauiense em 1963.



1963.Os bancários do BB.Praça do Liceu.João de Deus,Zé Sérgio,Arturzinho, Roberto,Zé Geraldo,Garrincha,Capixaba,Ursulino de Melo.Grama alta desde aquele tempo.

Crônica Social

Vejam o ex-atleta Ézio Fernandes, esse que parece a dona Redonda da novela ao lado da Larissa e da Lucinete Lima e da Júlia e a Vilma e o Timóteo. Ézio vai comemorar o niver em Fortaleza onde nasceu e vai noivar com a Lucinete, com o consentimento da mãe dele, a dona Elza e aprovação do Timóteo, o padrinho. Tá muito fácil...


De proveta

O time que joga com as camisas do quadro de Picos é daqui de Teresina e seu nome original é Fluminense o Belchior mas agora é o Fluminense do João Vicente. Para poder fazer número no certame porque só tinham  três, o elenco que é comandando pelo Ronaib do Matadouro, veste a camisa de Picos. Entra um pouco de  olítica que é coisa que se mete em tudo no mundo. Mas deixa prá lá, esporte é esporte.

Eleição na AABB

Deverá haver renovação no quadro de dirigentes da Associação Atlética Banco do Brasil, em Teresina. Duas chapas já estão formadas. A da situação e a da oposição. Como sempre acontece em pleitos desta categoria, tem lá de dedntro e lado de fora. A situação como sempre desejando manter o “status quo” e achando que tudo está ás mil maravilhas, coisa que a oposição não concorda e vai á luta. A oposição vai encarar, mesmo que a situação seja “valente”.   

Nem se fala...

Gentes boas, eu estou vendo é feio o nosso futebol. Uma falta depublicidade danada. Não se fala nele. Nem de mal. Uma sentença proverbial é aquela que diz “falem mal de mim mas falem.” Quando não se fala nem de mal nem de bem é porque a coisa anda devagar mal parada. Você desfolha os três jornais diários da cidade e só um fala de futebol profissional local e olhe lá. Não é toda vez que fala. Uma exceção para esta cinquentenária coluna, cinquenta anos falando de futebol local. Bem ou mal, mas falando. Tem dia que nenhum dos três enfoca matéria sobre o desporto rei local. O cidadão que vem de fora, pega os jornais e se espanta pela ausência de notícias esportivas locais. E até pergunta: “Vem cá, aqui não tem futebol não?”. A gente responde que já teve e agora tão querendo fazer de novo, mas não tem nenhum campo para jogar, porque os dois que tinham estão proibidos de se jogar neles. Um, o da prefeitura, com uma praga desgraçada, comendo pela raiz, dizendo o povo que veio lá da Semel, uma tal de praga “Preguiça” vai comendo devagarinho, sem pressa. A outra praga dizem que é também preguiça, mas esta é a já conhecida inoperância. Dizem que dá nas melhores famílias de Londres e não tem quem atalhe. Esta é a do Albertão e não tem Wilsão que dê jeito. Há quem diga que o problema é a falta de acomodação para os deficientes. Outro dia, o Zico veio aqui, jogou, saiu puto porque não tinha água para tomar banho e foi faze-lo no hotel. Talvez seja por isto e mais aquilo que os meios de comunicação escritos não nos comuniquem os fatos do ramo, nem do Manel. E por falar nisso como é que está o caso da ação que Dídimo de Castro move contra “Manel Ramo”, presidente renitente da APCDEP? No site dele, em nome da entidade saiu que ele ganhou de goleada, mas andei cascaviando e não achei nada e nem vejo o gordinho Policarpo, o seu advogado de ofício. Companheiros da crônica esportiva me indagam pela internet como é que a coisa está e eu não sei informar. Como eu comecei dizendo a vocês, está faltando informações sobre a vida de nosso  futebol profissional. E o que fazer, se nem se sabe, juridicamente, quem é o campeão? O Parnahyba, no campo ou o River, no Tapetão?     

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Zózimo Tavares


O nosso Zózimo Tavares no dia em que chegou em Teresina vindo de Água Branca quando tinha uma quase vasta cabeleira.

Semel

No nosso tempo na Semel era tiro e queda. Pediu, levou. Nesta foto veja eu prometendo, Zé Gomes, meu segurança me garantindo, João Henrique, Vilma, Moraes Filho, Zé Dias, lá atrás, seu Valdimir soldador, o Lampião que fazia traves para os campos de periferia... Eles eram felizes e não sabiam.  


Slackline

A organização da Poticabana já está providenciando aparelhagem para a moçada praticar o “slackline” que é como andar em corda bamba. O cara vai se equilibrando, até rebolando e tomando jeito para não cair. Como não vão mais deixar cachorro andar por lá, não tem perigo do cara despencar e ser mordido por um totó de madame. Agora, o rebolado do cara em cima da linha é meio comprometedor.

Zecão no Rio de Janeiro

De vez em quando sobra alguma coisinha para o povo do Piauí Terra Querida. Os caras de lá se lembram que tem futebol profissional no Piauí e mandam um belisco de prenda, um cursinho aqui, outro acolá. Agora, o Eduardo, formado em Educação Física pela UESP, radicado do Flamengo do Piauí, está no Rio de Janeiro, fazendo um curso relacionado á sua área. Será que foi por influência da AGAP?  

Portal da Alegria

Caros leitores e raros eleitores pelo “nome veja o home”,diz o povo na sua santa sabedoria. Embora não seja vero o provérbio, porque tem muito Arlindo que não tem o ar lindo. Muito Ernesto que não é honesto, muito Salgado que é até doce e até Madeira que não é de lei. É assim, a vida da gente porque tem Inocêncio que não é nada inocente. Mas tem Carcará que pega, mata e come. E engorda. Nos bairros também tem seus contrastes. A Vermelha está preta de asfalto, a Piçarra calçamentada, o Mocambinho cheio de bangalôs e a Matinha toda pavimentada. E assim vai até bater na Baixa da Égua. Para você se lembrar de como era bom aos domingos... Ah, gentes boas, hoje estou poético. Mas deixemos de frescura e vamos aos fatos que escorridos viram tripas. Vejam o caso do Portal da Alegria. O River habitava na zona chique da cidade, Jóquei Clube, e ainda uns & outros ainda diziam que era no Bairro dos Noivos. Fez um negócio da noite para o dia e quando os diretores deram fé, o patrimônio tricolor havia sido vendido. Ligeiro   la. Dizem que vendido e mal pago. Não sei. Sei que o Galo saiu da zona chique para periferia. Foi para o Portal da Alegria, perto do Conjunto Porto Alegre, próximo da Irmã Dulce. O C.T. é da melhor qualidade e tem até ginásio de esportes. Boas acomodações e a comida era da melhor qualidade, porque havia uma empresa especializada no ramo (não confundir  om manelramo) e os jogadores lá estavam comidos e bem pagos. Para o Galo ter se dado bem nos novos aposentos só precisava ter feito uma boa campanha no campeonato, mas isto não aconteceu e ele fez foi se lascar em prosa e em verso e no final deu a maior fora da paróquia porque criou caso para não jogar no Albertão e se fornicou em prosa e verso no Lindolfo Monteiro. Ouvi dizer que eles botaram a culpa numa praga que deu no Lindolfinho. A praga Parnahyba, que ainda hoje o Galba está pelejando para acabar e já disseram a ele que o melhor remédio era mijo do Cabeça de Pato. Sim, mas deixa em terminar. Lá no Portal da Alegria entre as quadras 29 e 30,estão fazendo  m campo de futebol para a meninada ter o que se ocupar. De repente pode sair um craque. O interessado, sempre tem um interessado, é o Franck Carequinha, que já “igigiu” iluminação e o gramado. Galba já foi lá e garantiu. Futebol é a alegria do povo até nos portais da Internet. Vamos fazer um jeito de lava-lo para o Portal da Alegria.   

terça-feira, 9 de julho de 2013

Eudes Pereira - Olha a hora certa nenem...

Eudes Pereira, falecido em acidente rodoviário numa missão jornalística do governo do Estado.Era cearense e trabalhava na TV Clube.


Preocupado

Nosso dinâmico presidente da federação, Cesarino Oliveira, mostra se bastante preocupado com o “status quo” de nosso futebol. Com relação a campo de futebol para sub qualquer coisa ou até profissional, ele poderia usar o campo das novas Classes Produtoras, a dez quilômetros de Teresina, no rumo de Altos. E ele também é presidente de lá. Pede licença a si mesmo.  


Fiat Lux

Este comandante da Policia Militar,coronel Rabelo, é um desportista indo e voltando. Já providenciou melhoramentos em acomodações e iluminação no CEFAP, que é o espaço para a prática de esportes da corporação e foi uma criação do inesquecível Canuto Tupy Caldas, recentemente com transferência para o segundo andar. O comandante só tem um problema, ama a bola, mas ela não o corresponde.   

Os botafoguistas

Já a Patricia Melodi, que é Botafogo estreladíssima, diz que a bandeira do Botafogo se assemelha a do Piauí porque também tem uma estrela, são iguais e se cruzam. Patrícia foi entrevistada pelo também botafoguense Herbert Henrique, da Cidade Verde, hoje o repórter piauiense mais viajado da crônica esportiva piauiense. Já andou mais do que o Manel Ramos no rumo do tribunal.   

Pediu para apanhar

Gentes boas, caro leitorado, vou dizer aqui pra vocês que preciso falar deste último deplorável espetáculo, de um brasileiro, Anderson Silva, representante da maior família brasileira, a família Silva, foi triste. O cara começou frescando pra cima do mal encarado rival, até rebolava e acabou pegando o que queria. Uma taca bem dada para ele lutar como homem. Duvido que um piauiense fosse lutar daquele jeito. Se requebrando. Dava logo era uma pesada nos melindrosos do americano que ele ficava era vendo estrelas. Agora entrou fazendo graça e se lascou. Pediu para apanhar e apanhou feio. Achei foi bem feito porque como diz o “vei” Bogéa, lutar é coisa séria. Agora beleza mesmo foi a vitória do Botafogo em cima do Fluminense. E o gol solitário da estrela solitária de quem foi? Foi dele, o maestro Seedorf. Lá atrás estava a segurança de um goleiro chamado Jeferson que no dia em que entrar como titular na seleção brasileira não sai mais. Nossa torcida organizada, mas nem tanto, chamada de Bothefogo, esteve presente    “reverendo” e vibrou como era de vibrar com a gloriosa vitória alvinegra. O adversário sentiu muito a ausência do Fred. Devem ter arrumado um sósia dele porque aquele que estava lá era muito parecido com ele. Sim, você me pergunta pelo futebol de Teresina? Rapaz, para falar a verdade, não sei não. Teve tão bom e agora sumiu, escafedeu-se. Dizem que andam fazendo uns jogos dos meninos novos, pela periferia. Lourival Parente, Parque Piauí e adjacências. É mole?

segunda-feira, 8 de julho de 2013

domingo, 7 de julho de 2013

Aberto Silva e Wall Ferraz

J. Vieira, Pref. Manoel Pedrosa( Luiz Correia ), Gov. Alberto Silva, Pref. Carlos Carvalho( Parnaiba ) , Secret. Obras Públicas Murilo Resende, Maria Edite Carvalho, Dr. João Silva Filho e o Secret. de Educação Raimundo Wall Ferraz em Parnaíba, 03 de Julho de 1971.



Assembléia Legislativa do Piaui em 1990


Foto da Assembléia Legislativa do Piaui em 1990.Deputados:Ismar Marques,Luiz Menezes,José Raimundo Bona,Freitas Neto,Marcelo Castro,Wilson Brandão,Jesualdo Cavalcante, Zeca Diabo,Paes Landim,Bona Medeiros,Luiz Menezes.

Escriturários do Banco do Brasil de Teresina- anos 60

Primeira turma de escriturários do Banco do Brasil de Teresina- anos 60 - Mouzinho, Ribamar Viana, Deusdeth Nunes, Zé Aroldo, Aloísio Marques, Paulo Franco, Isaque Vila Nova, Ferreira Aragão, Gil, Antonio Carlos, Filemon, Reis e Totó, Bandeira de Melo e Raimundo Campos.


Um domingo sem futebol

Gentes boas, vamos passar mais um domingo sem futebol profissional. Deste jeito não se pode levantar futebol nenhum. O que torna qualquer atividade duradora e ativa é a sua atividade, sua aço, sua movimentação. Viemos de um campeonato meio barro meio tijolo, não foi esses balaios todos, mas também não foi decepcionante. Pode ter sido pra alguns clubes como Flamengo, River e Piauí porque só ganharam o que a Joana ganhou no mato. Também para Picos, Piripíri não foi coisa boa. Ganhou o menos ruim, o Parnahyba e ainda está a maior “celesma” para saber quem é mesmo o campeão o River não se conforma diz que vai até quando o dinheiro der e já contratou um advogado no Ceará para defender os seus direitos e tortos. O Parnahyba é que está vendo alma porque caso o seu título for cassado, se o campeão for outro, é capaz do prefeito pedir o dinheiro da gratificação de volta e aí como vai ser, se eles já comeram tudo... E assim a gente não tem uma tarde de futebol porque temos dois estádios para competições oficiais. Um que é o Albertão, cumpriu a profecia de Arimatéia Tito “Será um elefante branco” E virou mesmo. O outro, da prefeitura, virou rodoviária rural do lado de fora e do lado de centro, apareceu uma praga desgraçada desde aquele dia em que o River apanhou do Parnahyba e perdeu o campeonato que estava nos seus pés e mãos. Agora estão fazendo um campeonato bufa de anum, um sub 19 jogando nos campos de periferia e os dois estádios sofrendo de praga. Eu queria saber quem foi esta boca maldita que jogou esta praga no nosso futebol? Nem com o César no comando e devemos dar a César o que for de César, ele está se esforçando muito e o seu lugar tenente, o Brouw Carcará está até fazendo regime e SPAR. Fica esparramado na cadeira, parecendo um marajá.

Mais jogo da AABB

Hoje eles chegam cedo e começam a bater bola. Olhem o time amarelo, vice-campeão (só tem dois disputando) Em pé: Carlão, Joaquim Rios, João Reis, Chico Matos, Adonias e Joselito (árbitro). Agachados: Neto massagista, Peínha, Siqueira, Edgardino, Júlio, Ismar e Alex conhecido como Alberto Silva.


Preju...

O meu amigo Assis, o homem do bar do Verdão é que está no prejuízo. O ginásio fechado para balanço, o Lindolfinho cheio de praga e o secretário Galba já disse que primeiro vai tirar as pragas que ficaram na Semel prá depois tirar as pragas do Lindolfo Monteiro. E sem futebol no LM, o Assis está de perna quebrada... As três.

IATE

No Iate Clube, clube dos barões de Teresina, terá um quadrangular de futebol, pela manhã. Participarão: Bate Coração do Batista, Ressaca e Demerval Lobão (será intermunicipal?).Começa ás nove da manhã. Vai ser ruim para este tal de Ressaca...A diretoria do IATE já que não navega ao menos joga...   

Torneio Amarazul

Na AABB, dois times jogam o ano todo, num campeonato de dois. Não sei como eles não enjoam. Vejam aí o time A – Eduardo, Carlão,Chico, Jomil, Ednaldo, Neguinho, Valente, Március, juiz Joselito, Claudinho e Piupio. Agachados: Neto Amâncio, João de Deus, Josípio, Silvio Lira, Fufica e Paulo Emérito. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...