sábado, 7 de setembro de 2013

Promessa do Rosvaldo


Debate dos candidatos à prefeito em 1992

Debate de candidatos à prefeito de Teresina em 1992 , capitaneado por Tony Trindade com : Paulo ,Antonio José , Alberto , Acelino e Jesualdo .


Qual terá sido o mais ladrão ?

Dona Bela do seu Marcolino chegou na prefeitura de Angical (PI) e como não havia ninguém que a atendesse ficou olhando a galeria dos  ex-prefeitos, cada qual o mais posudo, vestidos de ternos. O prefeito Valmir Cruz, chega sorrateiramente e fica observando. Quando ela se volta, se assusta. Pergunta ao seu velho candidato: - Tudo isso foi prefeito ? - Foi dona Bela, respondeu o político. E ela sacudiu a cabeça e indagou, sem se sentir: - Ah, meu Deus, qual terá sido o mais ladrão ?

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Seleção Juvenil de voleibol

Seleção Piauiense de Voleibol , Gracelsa , Miriam ,  Ligia , Juliana , Eduardo irmão do Rogério , Mônica , Isaura , Sandrinha e o técnico : Paraíba


O soltador de foguetes

Todo comício que se preza tem que ter foguetes. Comício sem foguetes é mesmo que festa de aniversário sem bolo, cachaça sem tira-gosto, circo sem palhaço. E naquele comício, no bairro Piçarreira, em Teresina, capital do Piaui, o PMDB fazia um grande comício de oposição. O xexeleu do presidente do partido era um um pinguço  que atendia pelo apelido de Chapola. Recebeu a incumbência de tocar fogo nos foguetes para criar o clima de animação e atrair a população. Já havia tomado umas e outras. Saiu abraçado com os foguetes.Ele e seus auxiliares. Dali a pouco, estouram os fogos.Um pipocar nos céus da Piçarreira. Mas, eis que, lá se vem a equipe fogueira e na frente, com os braços sangrando, o chefe Chapola, com cara de  choro. O presidente do partido se apressou no socorro:- Homi que foi isso ?
-Foi o diabo dos foguetes, estourou na minha mão.
-Burro, eu te avisei, foguete a gente bota no pau...
Chorando, Chapola ainda responde:
- No pau ? Se fosse no pau tinha levado até meus ovos !  

Zé Bracinho

Zé Bracinho era um mendigo profissional.Sentado num tamborete da rua da Câmara Municipal, começava seu expediente logo de manhã cedo com seu chapeu estendido, uma bengala encostada no lado do braço cortado pela metade.Daí o seu apelido de Zé Bracinho.Ele mesmo diz que pede esmola mas tem vergonha.Uma senhora que passava e sempre lhe dava algum trocado quís saber como era a vida do pedinte.Ele disse que já estava na segunda mulher mas os onze filhos moravam tudo com ele.A caridosa senhora se espantou:
- Mas, seu José Bracinho, o senhor só tem um braço e é pai de onze filhos ?
- Minha filha me cortaram foi um braço...

Os filhos do Genário

Os dois estão na Rússia, um jogando futsal e a menina no vôlei. O comandante, viramundo, um dia está no Piauí, noutro no Peru, noutro em Parnaíba. E de vez em quando vem à Teresina ver Simone e o filho. Eita, comandante que anda, que voa!


Clubes quebrados, dirigentes ricos

Calma minha gente, calma, calma. Esta manchete não é dirigida ao futebol piauiense, não. Saiu na imprensa do sul e foi dito pelo Chilavet, pelo Romário e pelo Maradona. É o futebol carioca, paulista, argentino, piauiense e até de Barra das Pombas. No nosso caso, o futebol piauiense, todos os clubes quase estão quebrados. Acho que o que mais se garante é o Piauí, não pelo seu patrimônio, mas pelo padrinho. O River que era o mais “rico” deles, dono de um super-quarteirão no terreno mais caro da cidade e de um outro, localizado depois da Polícia Rodoviária, onde o Pintinho está dormindo. Fizeram uma troca mal explicada como são todos os negócios feitos pelos dirigentes deste futebol de meia tigela. Se fossem apurar as transações imobiliárias de River, Flamengo, Piauí e APCDEP, muita gente teria que prestar contas com à Justiça. Mas como ela é cega... bom, deixa prá lá. “Me dá vergonha essa corrupção terrível. Os clubes estão quebrados, empobrecidos.” Estas palavras não são minhas, mas do veterano goleiro, Chilaver  , que se não me engano é chileno. “E vamos ter brasileiro, gente da CBF, metido nisso, disse o nosso deputado Romário, referindo-se a Ricardo Teixeira e a Marcos Polo Del Nero, de São Paulo. Eles que são ricos que se esculhambem. Nós aqui neste miserê de futebol que nem campo tem para jogar na capital, sentimos que o jogo de bola profissional do Estado está mais quebrado do que arroz de terceira. E para completar: com uma crônica esportiva sendo apontada como irresponsável e corrupta, com uma intervenção decretada pela Justiça para tomar conta da entidade da categoria. E o interventor nomeado pela Justiça, cunhado do Buim, procurando não só o presidente processado e procurado como o local onde funciona a entidade dizem que sob a gerência de um cidadão de metro e meio chamado Alan Delon. E já que toquei no assunto crônico que é a crônica, espera-se o relatório do Interventor para que os associados saibam do que restou da avalanche manélitica e rameira. O advogado designado, Antonio Wilson, parece que está pisa  o em ovos e vai devagar com a louça pensando que o santo é de barro. Urge que se tomem logo as providências cabíveis. Afinal, o Interventor é ou não é do “ramo”? Já estão aparecendo os candidatos para sentar na cadeira da presidência, se é que ainda existe cadeira por lá. José Gomes e Chico Costa, o Chico Rato, já fazem campanha para o cargo de presidente da APCDEP.   

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Time dos Radialistas

Um time da melhor qualidade de radialistas: Valdir Araujo, Joel Silva, Evaristo (BEC), Agamenon, Ariosvaldo Alencar, Edgar Pezão e Rossi. Agachados: Cabeça, Garrincha, Antonio Ayres, Salomão Viegas e Pires. Foto de Cine-foto Kit.


Perdido no Mocambinho


Seleção 1960

Começo dos ano 60.Uma seleção.Reconheci: goleiro Antonio Luis "fi da diaba" , Gereba,Deolino,  Nanô, Popó, Ventura,Zuca(de pé) Agachados: Debert....,....... Fortaleza, Taçu, Vilmar.........O treinador:  William Carvalho, o Bibiu.


É o mal

Desportistas da invicta Parnayba postam nas redes e camas que o campo de futebol da cidade, o Verdinho está “destiorado”, abandonado e daqui a pouco pior do que o Deusdedit Melo de Campo Maior, onde agora virou pasto de gado vacum, de bode, jumento e de noite, motel para a negrada. Quem quiser ver o estado do estádio é só acessar o Kairo Amaral Resende no face. Ele é um vigilante do futebol da Parnaíba. E por falar no face, vejam a origem e o som do “Enxuga o Rato” no meu face. Uma lembrança dos tempos do Piauizão Vibrante, criação do Didimo de Castro ou foi do Aluisio?   

Vergonha !!!

Senhores governantes do Piauí e de Teresina, pelo amor dos meus filhinhos, vamos e venhamos. Esta coluna é dirigida ao prefeito e ao governador. Será que eles sabem que acontece uma competição nacional promovida pela Confederação Brasileira de Futsal tendo como sede a capital do Piauí, esta Teresina que completou outro dia, não faz um mês, 161 anos de idade? Pois é. E sabem onde é que os jogos estão sendo realizados? Em Timon, nosso vizinho maranhense. Por quê? Porque nesta capital não tem um ginásio que possa ser o local das competições. E ainda ficam gozando Timon chamando de United States of Timon. E olha que não á vez primeira. O Marcos Said, presidente da Federação de Futsal, já está calejado de passar esta vergonha, rapaz. Uma capital vai pedir pinico a uma cidade do interior do outro estado porque nem governo nem prefeitura tem um ginásio funcionando. O Verdão ainda serve para culto dos crentes, mas não dá para jogar bola, pode cair. Se desmoronar na hora do culto religioso todo mundo vai pro céu. Mas  esporte é outra coisa. A prefeitura, faz uns dez anos ainda era o Firmino, destruiu três quadras descobertas, fez uma coberta, um ginasinho que não abriga 200 pessoas. As outras duas quadras hoje transformadas em lixeiro, estão sendo coito de drogados e lugar de derrubarem o barro. E sabem o que o Piauí está patrocinando, neste tempo, agora? Um campeonato brasileiro de futsal categoria, uma Taça Brasil de futsal feminino sub 17 com participação da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e o próprio patrocinador que seria o dono da casa (o Piauí) que não tem ginásio e vai jogar pedindo emprestada a quadra alheia que é em Timon onde quem manda é dona Beth, mulher de Chico Leitoa, mãe de Luciano Bacurim, filho deles. Estou dizendo que dona Beth manda é no ginásio, pois é ela quem é a presidente da Fundação. Escrevo presidente porque presidenta é frescura, não existe esta palavra em português. Pois piauienses neste momento estamos sendo vítimas de comiseração, pena de baianos, mineiros, matogrossenses, goianos e maranhenses porque Teresina 161 anos não tem um ginásio que preste para uma competição nacional. E é porque tanto o governador como o prefeito já foram desportistas de quadras, o Firmino no judô e o Wilsão no voleibol onde tinha o apelido de Cebola.   

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Piauí Esporte Clube 1967

Aí vai o time do Piaui,campeão de 67. Reinaldo Ferreira, Tuica, Batista Mão de Onça (+), Nonato II, Chico Dedão, Miss Piaui, Manoelzinho (+), Nonato Leite(+), Zé Barros(+), Ênio Silva (+). Agachados: Reinaldinho,  mestre Escurinho, Barbosa (+) Carrim, Pila (+), Sanega (+) e Vagner Biolo.


Rádio Difusora 1966

Ano 1966 - Equipe esportiva da Rádio Difusora,estádio Lindolfo Monteiro. Garrincha, Mirocles e Chico Magro,carregador da mala de som.


Cesar dodoi

O presidente da Federação Piauiense de Futebol, Cesarino Oliveira, está em repouso. Acometido de uma enfermidade ocular, teve que se recolher para tratamento. E logo depois da inauguração do novo Clube das Classes Produtoras, vizinho ao cemitério. Como a doença foi na visão, estão dizendo que foi “olho grande” que botaram nele. Espero que o barbadinho se recupere logo para tocar a obra que vem fazendo também na Federação de Futebol.  

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Seleção piauiense de 1956

Seleção piauiense de 1956 de Futebol.Perdeu p/ Rio Grande do Norte por 2 x 1. Bena, Antonio Luis, Zé Maria, Ventura, Grilo e Mané.Carlito, Diderot, Bernardo, Dé e Erasmo. Jogo em 25-11-56,começou ás 15,30,no Lindolfo Monteiro.



Advogados

Os colegas do Direito estão se mexendo com a bola. Um torneio com várias equipes de advogados, no campo do Clube da Ordem. O Jairo Cavalcante é um dos organizadores da competição que começou domingo passado. Os nomes dos times é dos escritórios. Eles querem fazer é propaganda. Arbitragem deve sofrer muito porque advogado é bicho que reclama.

Viva o Dedim!

Meu caro leitorado e infiel eleitorado, quem já ouviu falar no Dedim? Não é aquele dedo mindinho que tem o seu vizinho, tem o maior de todos, tem o cata-piolho e o furabolo. O Dedim em foco é um cidadão de respeito, dono de um comércio inusitado, com métodos incríveis de gerenciamento. Ele é pai do José Messias Andrade Junior Andrade. O escrivão devia ser surdo e botou Andrade duas vezes. O Messias é daquela juventude, antes do PT, dos estudantes quenturas e ainda hoje ele faz movimento. Mas eu quero falar não é dele e sim do pai dele, o Dedim. Jogador de bola até outro dia, brincava na pelada do dr. Batista. E não era ruim, não. Enganava direitinho.
Deixou porque quando corria um ovo mole batia no outro. Foi se dedicar mais ao seu bar, que é o bar mais inusitado do mundo. Lá o cliente é quem faz as contas do fiado e as garrafas vazias ficam separadas pelos cantos... no chão. Ele não anota o fiado e o cliente tem obrigação de saber o quanto está devendo. O bar é decorado com fotos dos clubes brasileiros e também   com retratos dos frequentadores, muitos pernas de pau. O Messias, seu filho, está elaborando um livro contando as peripécias do Dedim, suas presepadas ao longo destes anos de dono de bar no Saci. São muitas as façanhas e tiradas do Dedinho e o seu rebento promete contar tudinho não tarda muito. O título do livro será “Dedinho fez 69, agora só tenta”. Como os bares da periferia estão se acabando pela falta de segurança, os assaltos que acontecem todos os dias estão forçando os estabelecimentos restantes a ficarem muito protegidos por grades de ferro. E os donos “despacham” os fregueses pelos gradeados. O Bar do Dedim é um resquício de uma Teresina pacata onde cada bodega tinha um tamborete ou cadeira pro freguês vir conversar miolo de pote ou uma mesa onde se juntava com amigos para um pif-paf ou jogo de sueca. Os tempos estão passando e cada vez temos menos bares do pé inchado. Bodegas, botecos, como os do Dedim, no Conjunto Saci são relíquias de uma Teresina que já foi pacata e se podia sentar em cadeiras n   calçadas. Felicitações ao Dedim. E que continue tentando.  

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Botafogo do Piauí

O Botafogo de Come Milho e tenente Zé Vieira: Vantin,Purunga, Chico Galo,Beroso, Valdevino e Popó. Quinha,Mariano, Dunga, Zé Branco e George. Um timaço.


Jim Borralho Boavista

Antonio José, o Baixinho da Clube, Eiden Cunha,Carvalho e Silva, diretor dos Correios, Garrincha, Jim Borralho Boavista, reunião de radialistas.


A morena da janela

              Te lembra daquela morena
              que em sempre falava nela
              aquela morena linda
              debruçada na janela ?

              Aquele seu decote
              uma beleza exaltada
              os caras iam e voltavam
              pisando a mesma calçada

              Aqueles seios bonitos
              todo mundo queria ver
              eu nem sei se ela sabia
              ou fingia  não saber

              Eu sei é que de tardinha
              na hora do sol descer
              os caras daquela rua
              Não tinham mais que fazer

              Eu é que me zangava
              já no ponto de brigar
              com este povo olhudo
              malicioso no olhar

              E ficava irritado
              sentia as dores por ela
              do seu decote cavado
              no peitoril da janela

              Um dia ela foi embora
              Se foi prá outra cidade
              Eu ainda passo na rua
              só prá  sentir saudade

domingo, 1 de setembro de 2013

Viração a chapa vitoriosa ao DCE da UFPI em 1983

Em Pé (Da esquerda para a direita): Modesto Paulino, Itajaí Cavalcante, Olivan, Manoel Ciríaco, Ester e José Carvalho Rufino. Agachados (da esquerda para a direita): Helena Melo, Marcos Lopes (Presidente), Aldenires e Lucineide. VIRAÇÃO - CHAPA VITORIOSA AO DCE DA UFPI EM 1983.


Colégio Estadual do Piauí 1943

O Ginásio Oficial do Piauí, com sede em Teresina, no Estado do Piauí, fica autorizado a funcionar como colégio. Através do Decreto nº 11.989, de 18 de Março de 1943 assinado pelo presidente Getúlio Vargas e passou a ser chamado de Colégio Estadual do Piauí no governo de Leônidas de Castro Melo.
Este é o time de voleibol do Colégio Estadual do Piaui,que jogou contra o Leão XIII, onde venceu por 15x7 e 15x3, em 13 de julho de 1943 . O último agachado da esquerda para a direita é o Salvador Gomes , pai do nosso querido José Gomes .


O Esporte e a Criminalidade

Gentes boas, quem vê os programas de rádio, tv e lê os jornais da cidade, se assusta com o crescimento da criminalidade na quentecap. Principalmente com a juventude envolvida em tudo em quanto é coisa ruim. Verdadeiras crianças apontadas como viciadas em tóxicos, andando armadas e fazendo “paradas” nos locais mais visíveis e frequentados. Coincidentemente, as cenas acontecem nos bairros periféricos, onde até pouco tempo, os jovens se ocupavam na prática do esporte, principalmente do futebol que ainda é considerado, o esporte das multidões. E talvez por coincidência ou por causa direta, os bairros de onde surgem mais noticiários criminais eram os que mais praticavam futebol em campos monitorados pela Secretaria de Esportes do Teresina. Promorar, Buenos Aires, Parque Piauí, Cacimba Velha, Piçarreira, São Joaquim, Mocambinho, Satélite, Planalto Uruguai, Vila Maria e até no centro, nas quadras da Semel, ao lado do Lindolfo Monteiro. Os campos e quadras da prefeitura eram “vacinados” contra tóxico, contra a droga   porque quem pratica esporte cuida do seu corpo. Infelizmente, hoje, o que se vê são campos e quadras “destiorados” e abandonados. Ou usados para se formar turminhas dando “tapa na macaca”, no craque ou na maconha. Não deram mais bola para a meninada e logo apareceu quem deu “bolinha” para os meninos. As primeiras são de graça, as outras são pagas e eles tem que se virar para arrumar o dinheiro do “bagulho”, meu compadre. E assim, quem dá uma volta pela periferia de Teresina vê campos cheios de matos, abandonados e se perto tem um boteco, lá está a meninada bebendo e jogando sinuca ou lá mesmo fazendo a cabeça com a canabis sativa, que no ranking das drogas é a mais maneira. Urge que os órgãos estaduais e municipais se empenhem no combate às drogas, monitorando esta meninada que com muita facilidade chega no caminho perigoso das drogas, caminho muitas vezes, sem volta. O esporte é um dos remédios.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...