Um dos maiores times do River: Campeão 73-Marcos Hidd,....,Né,Afrânio,Lino,Derivaldo,Nilson,Bruno,Zé Barros,Paulo Banana,Luizinho,Paulo Choco Botelho,Chumbinho,Cesar,Batistinha.arcos Hidd,Né,Afrânio,Elon,Coelho,Geraldo Magno,Pintinho,Zé da Silva, Delsone o filho,Adolfo,Lino,Manoelzinho e Adolfo.
domingo, 1 de dezembro de 2013
Encontro de jornalistas 1993
Cel. Miranda,d.Ermelinda,Santana,Silvio Leite,Graça, Carivaldo,etc.Auditório do SESI.Foto Costinha. — com Carivaldo Marques, Henrique Cesar, Valcira Miranda e Silvio Leite.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Alberto Silva 1989
Francílio Almeida ,Gov. Alberto Silva, Dona Florisa,João Henrique,sec. Educação, Bárbara Maria Macedo Mendes.Janeiro/89
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Golden Girls
Golden Girls,um conjunto musical feminino composto por brotinhos,na época,1963.Hoje seriam gatinhas.Vera Lobão, Rosita Maia,Dorila Veiga,Vera Regina Borges,Fátima Fortes Pacheco e Isabel Vilhena Cavalcanti.
Arimateia Azevedo
Arimateia Azevedo,secretário do Zé Raimundo(prefeito)entregando troféu de carnaval 1980 á Jamil, do Skindô. Alice Moreira faz reportagem.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Padre Tarciso
Estadio Lindolfo Monteiro:Maria Balduino,Tassu, Padre Tarciso e Salvador.Falecidos.O River, a igreja e Flamengo.
Proibido Verdão
Nosso repórter esportivo, o diligente Abdias, foi em missão jornalística ao Verdão. Saber como iam as coisas no azarado ginásio maior do esporte amador desta quentecap. Encontrou um subordinado desgraduado porque o Fernandão que é o tomador de conta do desafortunado local de se praticar esporte e fazer culto de crentes havia saído e eu lhe dou razão. Fazer lá o quê? Se nem a imprensa pode entrar, o que é que vai fazer o Fernandão no Verdão? Nosso repórter garoto tinha ido na melhor das intenções e até levado o Assis da Paraíba, competente fotografo aqui da casa. Mas a ordem lá era de Chico de Brito: Não deixar entrar seu ninga, quanto mais repórter e fotografo. O Abdias deu meia-volta volver e não pôde fazer o seu trabalho. Uma lástima Chico Paulo... Eu acho que lá no Albertão deve ser a mesma coisa. O Numeriano não deve deixar ninguém entrar e para tirar retrato, pior ainda. Por um lado é bom, o Albertão está fechado. Lá em Fortaleza, com o colosso do Castelão, neste jogo Flamengo x Portuguesa onde ninguém fez gol, o empresário Xaxá do Mato Grosso do Sul, que havia “comprado” o jogo e levado para lá, deu o maior bolo. Enganou a federação cabeça-chata, a Paulista, o Hotel Plaza e até os vigias dos carros. Cabras mais sabidos do que os cearenses. Enrolou a federação alencarina, a paulista ,o Hotel Plaza e os flanelinhas. E o povo que foi ver o jogo ainda saiu enrolado porque todo mundo pagou para ver gol e saiu de zero a zero. Enquanto isso,em Teresina, o coleguinha Francisco Magalhães , ex-O Dia, que joga em várias posições, em parceria com o Osni e o Franci labutam no samba do Rivengo, vai ter lançamento festivo e não sei se vai ser no mesmo dia em que o Zeneto do Afrânio lança o seu livro riverino coisa que ele é desde menino. Seria uma boa. Enquanto isto, nem Albertão, nem Verdão, Mané João. E quem está subindo é o Maranhão. Já está na segunda divisão.E o Piauí, ó... Proibido até entrar no Verdão. Quem quiser ver futebol de salão piauiense tem que ir ao Maranhão. No ginásio do Chico Leitão. Quousque tandem? Obs: tradução é “até quando” e é coisa do latim, As Catilinárias de Cícero. Orador romano não é esse daqui do jornal que é de Codó.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Poema da lamentação
Pobre futebol piauiense que jorrava emoção
Pobre futebol piauiense, de Lindolfinho e Albertão
Hoje te vejo parado nenhuma movimentação
Dídimo de Castro calado sem sua locutação
Carlos Said dos bliquiguindins dos infernos
Magro de Aço mexendo até com o Cão
Por que o teu pai botou este nome em ti, ó Salomão?
Futebol piauiense: a briga pela federação
Dar a César o que foi de Cesar
E Brauw Carcará é o Zé do Buchão!
Kenard Kruel Fagundes
Por ocasião da inauguração de obras no Liceu Piauiense , no governo Alberto Silva , houve protesto dos estudantes . Xavier Neto , Sec. de segurança manda prender os manifestantes . Kenard Kruel Fagundes foi preso e ainda levou um chute no meio da canela dado por um militar . Dizendo ele que quebrou a perna.
Estou vivo, Bolinha!
Meus amigos, amigas e conhecidos, agora eu fiquei com medo. O meu colega e conterrâneo João Eudes, apelidado de Bolinha desde Fortaleza, foi anunciar um jogo de futebol no estádio Deusdeth Melo e disse foi Deusdeth Nunes. Meu amigo, colega escritor, Herculano Moraes logo me ligou dando conta do fato porque ele sabe que só se bota nome de campo de futebol quando o homenageado bate as botas, aliás, as chuteiras. Eu ainda continuo vivo e com as ditas chulipas e os pregos devidamente cravados nelas e mando dizer ao Bolinha que destas homenagens em dispenso. Vai azarar a cão! Bola pra frente. Mais um domingo sem futebol profissional nesta quentecap e os desportistas sem o nosso esporte bretão. E para rimar sem Lindolfinho e sem Albertão. E pra rimar mais ainda. Quando a modalidade é o futebol de salão, corre, corre para Timon, no Maranhão. Pede emprestado o ginásio de dona Beth, mulher de Chico Leitão. Eu sei que o apelido dele é Chico Leitoa, mas como é do sexo masculino não concorda em grau e em consequência, o lho é o prefeito Luciano Leitão. E vamos após fatos que escorridos são tripas. Leitores da cidade de Campo Maior me informam que o prefeito está mandando mexer no campo de futebol, garbosamente chamado de Estádio Deusdedih Melo, de saudosa memória, o pioneiro da modalidade na terra da Batalha do Jenipapo. Na verdade lá não tem nada de Jenipapo, tem muita é carnaúba e carne de sol e manga amadurecida no Carbureto. Estas informações me são passados pelo Mozart, irmão do Zé Acélio e do Carnaubinha. Mozart é meu companheiro do Conciliábulo e está até faltoso, tomou uma sumida, tanto lá como no Zé Filho. Sim, mas eu falava de mais um domingo sem futebol e o nosso Botafogo voltou a ganhar, é o segundo colocado, nós somos os segundos melhores do Brasil. Tamos vivos, João Eudes, o Bolinha que também é Botafogo e preste atenção: nunca mais chame o estádio de Campo Maior de estádio Deusdeth Nunes. Na linguagem do boleiro isto é ficar “secando”. Já basta o rechonchudo Silas Freire, filho de Mormaço ficar dizendo que na torcida do Botafogo só tem velho. E o Mormaço, pai dele, era botafoguense da melhor qualidade e foi sepultado com uma bandeira alvi-negra do meu acervo. Bolinha, macho vei, tou vivo!
sábado, 26 de outubro de 2013
Onde vai ser?
O lançamento do livro do “menino do professor Afrânio” será no dia 05 de novembro, terça-feira, ás 19,30 no Clube dos Diários, em frente ao Banco do Brasil,Centro. O título é “Fatos e fotos de um campeão” abordando a intensa trajetória do Galo, escrito por quem viveu desde a infância a saga tricolor tendo sofrido mas também usufruído de bons momentos no time de maior tradição no nosso futebol.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Alberto Silva em 17 de Março de 1987
Governador Alberto Silva em 17 de Março de 1987 , ao fundo : Tomaz Teixeira e Deoclécio Dantas. — com Jornalista Tomaz Teixeira, Governador Alberto Silva e Jornalista Deoclécio Dantas.
Oeiras Bike
Gentes boas, quem não tem cão caça com gato, quem não tem gato caça com ninguém. É melhor só do que mal acompanhado. Esse ditado não é válido para a classe política eleitoral porque é a raça que mais se acompanha mal. Aqui e alhures. Mas este bate-bola inicial é para anunciar que os meninos de Oeiras, a primeira capital, terra dos Tapetis e tapetás, dos filhos de dona Lilásia de saudosa memória, terra de Conceição Pipoca e Chaguinha de Maroca, terra do saudoso Zé Helena e que hoje abriga Joca que se diz de Oeiras, nunca foi e chegou lá depois de velho, pois os meninos de lá resolveram trilhar pelos caminhos ciclísticos e vão promover uma grande competição de Mountain Bike no município. Como o futebol profissional de lá escafedeu-se e dizem que está se acabando tudo, da literatura, da música ao jogo de bola, os meninos agora apoiam o ciclismo que é muito salutar porque tira barriga, melhora a respiração e ensina a ter cuidado com a vida porque andar de bicicleta sem prestar a atenção, o cabra se lasca todinho. o asfalto ou na piçarra. E no futebol, os meninos de Tapety até que fizeram um campo paidega, rapaz, um clube bom, nos arredores da cidade, tem até arquibancada. Mas a atual gestão não quis colocar time no campeonato estadual, o que lamentamos muito porque a capital, primeira em religião, tinha que ser bem representada, também, no esporte, como já foi no tempo dos Tapetys. E pelo andar da carruagem parece que neste ano, também não vai ter Oeiras no campeonato, mais uma vez. Esta competição de bicicletas rurais é muito da boa porque vai lembrando os outros esportes e no meio deles, o maior, o rei dos esportes, o futebol, o jogo de bola que é como o samba. Poderíamos até parodiar cantando: “Quem não gosta de bola/bom sujeito não é/ou é ruim da cabeça/ou doente do pé. Mas voltemos ao ciclismo que é uma atividade esportiva praticada no mundo todo e que vem ganhando notoriedade no Piauí e muito aqui em Teresina, apesar das dificuldades na sua prática. Amigos, até hoje a prefeitura desta capital não anunciou a construção de um espaço (um velódromo) para a prática deste esporte mundialmente praticado e respeitado. O ciclismo é até um sinônimo de civilização porque o ciclista vai ao seu destino e se exercita cuidando do seu corpo. Teresina, por ser um capital plana, seria o ideal para a prática deste esporte e meio de transporte dos mais saudáveis. O grande obstáculo é a falta de educação de nosso povo, aquele que se julga dono do mundo quando está pilotando um automóvel ou uma moto turbinada. Parabenizo os organizadores do Oeiras Mountain Bike, assim como sugiro também uma corrida de jumento, numa tentativa de valorizar este animal, hoje desprezado nas estradas. O homem só quer saber das máquinas turbinadas e não se lembra de que o jumento é nosso irmão, caro leitor. Vejam suas orelhas. Sem falar nos outros acessórios.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Adeus Moroni...
Gentes boas, o boa gente Moroni vai embora mais uma vez. Foram tantas as despedidas deste gaúcho que ninguém nem chora mais porque sabe que mais dia menos dia, ele estará voltando. Para o Parnaíba, para o Flamengo, River ou até o para Piauí, que agora tem dinheiro na gaveta e é só ele chamar “amanco, amanco“! Sim, gentes boas, o Moroni se vai para outras plagas, outras querências. Agora é para Caruaru. Parece que ele fez promessa para pagar penitência pelo nordeste. E como com ele não tem tempo ruim. Tanto pode aguentar uma temporada de jejum de carne, comendo só Biquara, Parum, Cangulo, Beijupirá na Parnaíba, como os pratos feitos do Parque Piauí e Promorar. Moroní é do tipo que não tem luxo. E tenho quase certeza de que ele é mesmo um pagador de promessa. Poderia muito bem, treinar os clubes de sua terra, o Rio Grande do Sul e chegar á seleção brasileira porque eu sou mais ele do que este Felipão Grossão. Mais ele do que o Dunga. Na certa, ele não tem peixadas, alguém lá no Palácio da Dilma. Vai ver ele nunca falou ainda com o Wilsão, com o Wellington com o Assis, esse povo tem prestígio, rapaz. Eu sei que quem vai ficar de perna quebrada é o Janquel porque outro técnico do nível do Moroni ele não encontra por estas redondezas ou quadradezas. Só para vocês terem ideia da personalidade deste gaúcho, lembro o episódio ocorrido numa churrascaria de Campo Maior, aquela que fica bem na passagem da rodovia, a maior de lá. Pois o presidente do Parnahyba, Zé Lima, perdeu a cabeça, depois de um discursão com o técnico e jogou uma dose de uísque “Oldipar” na cara do técnico e como cada um dá o que tem, Moroni revidou lançando um copo de cerveja também na cara do cartola. Surpresos, os jogadores do Parnahyba seguraram o presidente e o técnico para evitarem futuros lançamentos que iriam prejudicar o fornecimento da boia, por sinal, uma apetitosa carne de sol. Sim, mas deixemos isso para lá e voltemos á despedida de Moroni, uma camarada de fino trato, um cavalheiro e quem é sofrido por estas plagas. Eu, pessoalmente, acho que o gaúcho é gente boa, merece coisa melhor e tem competência (comprovada nos títulos que amealha) para pegar qualquer um clube brasileiro, inclusive os chamados grandes. Perdeu o nosso Flamengo, perdeu o futebol piauiense com a saída do “coach” gaúcho para o Central de Caruarú , clube pernambucano. É um degrau a mais.
1ª corrida de jumentos em Teresina
1ª corrida de jumentos em Teresina em 25 de Julho de 1986 , promoção da SEMEL na administração Garrincha.
domingo, 20 de outubro de 2013
Merecem aplausos !
Meu povo, nem tudo está perdido. Se o futebol desta terra, neste ano, ficou fora de quase tudo e só o Parnahyba entrou num nacional peba e se lascou no final, o futebol das nossas meninas honrou a pátria nossa, se classificando em competição realizada na cidade de Belém do Pará, terra do meu amigo Carlos Castilho. Pois estas meninas, anonimamente, saíram daqui, sem badalação nenhum e lavaram burra. Para vocês terem uma ideia da pujança deste mulheril, deram foi de 11 x 1 no time do Maranhão. Tem uma tal de Raissa que é danada pra fazer gol. E este time saiu daqui, calado, ninguém falando como se fala na Sarah Menezes. E olhe faz é tempo que o sub Edvaldo mexe com este time, honrando o nome de Tiradentes, acabou-se o time dos homens, mas surgiu o das mulheres e estão mostrando que o Piauí é macho. E hoje elas jogam com o Vitória de Santo Antão e vai ser é vitória do Tiradentes. Eu vou dizer uma coisa procês: o piauiense ou a piauiense tem muita raça, muita bravura. Em qualquer esporte. Até em peteca que agora ventaram outro nome, um tal de badminton que eu acho muita frescura. Aquilo é peteca de milho verde, lá no Ceará a gente jogava era muito. Mas a coluna de hoje é para exaltar estas meninas do Tiradentes e o coronel Rabelo, peladeiro da melhor qualidade, deve receber estas meninas da melhor forma possível, lá no Cefap. Fazer uma festa, dar medalha, o escambau e fazer o que se deve fazer com os vitoriosos. Nós custamos tanto a ganhar a coisas e quando ganhamos não damos o devido valor. Louvemos as meninas do Tiradentes, saudemos estas heroínas. Já que o jogo de bola dos homens não mete nada, louvemos o sexo feminino, as meninas do Tiradentes merecem aplausos!
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Faz é tempo...
O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, me telefona, meio ressabiado porque eu estava cobrando a entrega do arro Chevrolet ao Parnaíba. Disse o presidente da federação que faz é tempo que o veículo em forma de dinheiro foi entregue porque eles quiseram foi o vil metal porque se fosse o carro todo mundo queria andar nele e nem todo mundo tem carteira de motorista.
Foi só um susto
Negrada, aquele negócio do Piauí ficar de fora nos Jogos Estudantis, em Belém do Pará, foi só um susto no menino do Temístocles. Imediatamente mexeram com os pauzinhos, bancada federal, estadual, municipal, o escambal e abriram espaço para o Piauí se inscrever nos jogos estudantis deste ano que serão realizados em Belém do Pará. Nunca o Ministro Aldo Rebelo recebeu tanta ligação do Piauí. O caso é que a Fundespi dormiu de touca e esqueceu da data do prazo. Quando deram fé, o Piauí tava de fora. Aí foi aquele corre-corre, foi fulano, foi sicrano, chega papai, ô desgraça! Mas como em política tudo se arruma, liga para o Osmar, fala com o Marcelo, Teté se aperreou, aquela assessoria pisou na bola, se o Celso tivesse lá não tinha acontecido isso porque ele é agoniado e ficava atuzigando para mandar logo o ofício, essas coisas todas. Conseguiram falar com o ministro Aldo Rebelo e disse que ia dar um jeito lá no COB que é ele quem manda mesmo e está quebrado o galho. Mas para chegar até lá, muito nêgo ficou em caldo de galinha, um olhando par ao outro, porque nestas horas ninguém é responsável e todos são. O presidente Marco Aurélio justificou que o funcionário confundiu as datas. Era dia 7 e ele pensou que era dia 10. Realmente, são muito parecidos .O sete com o dez. Tanto no numeral como no cardinal. E disse o presidente da Fundespi, o menino do Temístocles que os caras serão penalizados por esta mancada nacional que mexeu com o mundo todo, até o Ministro Aldo e quase chegava no gabinete de dona Dilma. Assim sendo, reverendo, o Piauí vai participar desta competição nacional em Belém do Pará porque o ministro confirmou. Que os nossos dirigentes de colégios, treinadores, professores, preparem boas equipes para a esta competição nacional que revela valores nas mais variadas modalidades e é um prêmio para a nossa juventude e oportunidade de colocar o Estado em destaque. E que esta mancada da Fundação de Esportes não seja esquecida e que a afirmação do nosso companheiro William Bogéa seja lembrada: Meus amigos, o esporte é coisa séria!
FM O Dia
Tempo da FM O Dia.Visita da cantora Leila Pinheiro. Nivaldo, José Fortes, ,Irakerli e o locutor Beto Rêgo.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Academia Piauiense de Letras - Arimateia Tito
Uma reunião na APL.Arimatéa Tito,presidente,á esquerda Delson,Herculano , Sheila Viana, Maria Augusta (esposa do Dr. Geraldo Majella), Aécio Carvalho (médico)
E o outro?
Sim, amigos, já se passaram seis anos que o ex-eterno campeão não ganha nadisca de nada. O River está num jejum franciscano. Doutor Delson, o senhor não acha que já está no tempo do tricolor recuperar o seu slogan de “eterno campeão?” Levar taca não é da história do River Atlético Clube, o famoso Galo Carijó de Afrânio Nunes, Zé Neto Ribeiro, Antilhon Soares, Aluisio Ribeiro,V-8,Geraldo Magno, Raimundo Viana, etc.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Não tem ninguém besta
Meus caros leitores, a bola roda, o mundo é uma bola, um brinquedo de gente grande. Em torno deste brinquedo, os adultos botam as crianças para brincar e ganham dinheiro que ninguém é menino como diz o “vei Bogéa”. Vejam este jogo de Brasil China. Um jogo parelho. A decantada superioridade verde-amarela é balela. Um faz de conta aqui, faz que vai mas não vai acolá e o Brasil não corra não, não se dane, não sue não para ver se ganha o jogo. E se não abrir os olhos com os olhos apertados, entra é pelo cano. Ora, se eles falsificam relógio, celular, máquinas mais sofisticadas, porque não vão copiar futebol que é um negócio mais antigo do que mijar de cócoras. No momento em que batuco estas mal revisadas linhas, vejo o Brasil no ataque, Neimar nem terra e até o goleiro deles é um escurinho, japonês imita até crioulo. O time verde do Japão perde para o amarelo do Brasil. Mais uma vitória de Felipão, o mais bruto da nação. Foi uma derrota japonesa de bom tamanho, mas é apanhando que se aprende. Hoje em dia, na globalização do futebol, está tudo parecido, dizem que até o imitação do Galvão estão fazendo no Japão. Jogo de futebol da seleção brasileira em horário de expediente é uma beleza, principalmente no Detran. Até quem faz greve de fome se anima, como dona Cecília, irmã da Celeste e do J.Vieira que mora em Angra dos Reis. Enquanto isto, o Interventor da APCDEP, o Antonio Wilson botou um escritório na federação de futebol para cadastrar quem se julga cronista esportivo que todo mundo se julga argumentando que se o Manel é, ele também pode ser e tem os candidatos á sucessão do Ramos que são: o Zé Gomes que foi meu secretário quando eu era secretário e o Chico Rato que foi funcionário também no mesmo tempo, na Semel e eu conheço os dois como a palma da minha mão e o dedão do pé. Eu ensinei aos dois o caminho do bom viver e até do bom comer porque cada um está pesando mais de cem quilos e já entraram na idade que requer regime: a obesidade. Portanto são meus dois ex-alunos. E assim, gentes boas, a bola rola e como diz o "vei Bogéa”, ninguém é menino. E por falar nele, não sei em quem ele irá votar. Eu sei em quem vou votar, mas não digo. O voto é secreto.
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Prefeito José Raimundo
Zé Raimundo,prefeito com jornalistas Chyco Viana, Carlos Dias,Roberto Junquilho, Sebastião e Paulo Andrade.
Deu Flamengo aqui
Sim, gentes boas, deu Flamengo aqui porque lá no Rio deu foi Botafogo. Aqui o time vermelho e preto viu alma, mas venceu o Piauí neste campeonato nas coxas que levou o nome de Reinaldo Ferreira, de saudosa memória. Ficaram os dois, o Fla e o PI, emparelhados e a decisão foi no Municipal LM onde a prefeitura não botou ainda placar nem som. Pois deu Flamengo, 1 x 0 sofrido, gol de Fabinho e o Piauí bem que lutou, batalhou suou mas não conseguiu ganhar a Taça Reinaldo Ferreira que foi uma homenagem ao seu “Rei” que morreu outro dia. A partida foi bem disputada. Foi pau a pau. O escore diz tudo. A arbitragem de Antônio Dib foi boa e foi bem auxiliado pelo Nurisman e o Tiago. Sempre presente aos lances, o apitador não deu chance de reclamação. Muita zoada teve nas cadeiras porque o Piauí agora arrumou uma torcida feminina que é vibrante mesmo e teve uma torcedora que xingou foi um cabra lá, que ficou calado e a mulher esculhambando ele. O público foi pequeno para o porte da partida, mas chegou aos dois mil presente sendo 643 que pagaram e 1338 que não pagaram, fora a polícia que também não paga. O apurado foi de 4.400 reais, uma micharia para uma final. A grande ausência do lado das cadeiras foi do diretor Cardoso. Saiu na “rede”, na Net que o Cardoso brigou feio com o presidente Jankel e quem postou toda a história foi o Vampeta Maldito. Como o babado é longo e tem até dinheiro no meio, vou fazer como diz o outro: “Vamos apurar.” O certo é que o sempre presente Cardoso, tanto na federação como no campo, não estava no jogo. Premiação: O belo troféu de campeão foi arrastado pelo Flamengo e entregue pelo filho mais velho do seu Rei, o Reinaldo, ao Flamengo. A Federação de futebol prestou uma merecida homenagem ao Paulo Henrique de Araújo Lima que foi uma dos mais vibrantes narradores do futebol desta terra, Rádio Difusora, e como ele se encontrava doente em Fortaleza, me pediu que eu o representasse. E assim, o rubro-negro foi o campeão deste campeonato de calça-curta que o River esnobou e que Picos e Piripíri entraram ra fazer número pensando que era torneio inter-municipal. A vantagem que teve foi participação do Piauí que perdeu, mas perdeu bonito e se continuar com esta filosofia esportiva é um sério candidato ao titulo deste ano. Fora, o time em campo, a torcida nas cadeiras, vibrante mais até do que a própria equipe. Flamengo ganhou e ganhou bem. Os riverinos ficaram só olhando e com os olhos só se ganha remela.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Dona Genú
João Cláudio Moreno,Josias e dona Genú . Na Academia Brasileira De Letras em 1998: Posse Do Dr Evandro Lins e Silva.
domingo, 13 de outubro de 2013
River do Piaui - 1950
Federal, Zé da Silva, Carlos Said, Joca, Airton e Dim. Honorato, Paulistano, Grilo, Né e Idelfonso. Fonte: Como era bom aos domingos... (Biografia de Carlos Said)
Tem buzina?
Onde é que anda a famosa e inesquecível buzina do Papagaio? Quem se lembra? Vinha o som lá das gerais e a rubronegrada vibrava, ia ao delírio com a música que só ele sabia executar. Meu povo, onde anda a buzina do Papagaio ? Juremal foi o último que pegou nela. Valdecy Xisto bote os cachorros nele e faça ele devolver o instrumento mágico da torcida do Urubu.
1963.Enorme propriedade do Piauí Esporte Clube
1963.Enorme propriedade do Piauí Esporte Clube, dois campos de futebol,uma quadra, duas piscinas,uma sede que parecia um castelo.Vejam os carros da época.Eu vou chegando no meu primeiro carro comprado,um jipe 53.Hoje é o Bom Preço.O preço terá sido bom mesmo?
Um final feliz
Amigos, neste final de semana alegre, vamos ter um belo espetáculo de futebol no nosso campo municipal, o único que temos, o bate-enxuga de nosso jogo de bola. Enquanto não se resolve a pendenga do Albertão, temos que nos servir do campo da prefeitura. E pior é o futebol de salão piauiense que não tem onde jogar em Teresina, as quadras são fora das regras e a gente tem que se valer de Timon, é no ginásio da mulher do Chico Leitoa, dona Bete, presidente da Fundação. Uma vergonha, Chico Paulo, o Piauí não tem ginásio nem estádio de nível. Aliás, ter tem, não faz é conservar, os governadores deixam se acabar, duvido que façam isso com as coisas deles, eles fazem é juntar, distribuir com os deles, Mateus primeiro os meus. Mas hoje tem final no campo da prefeitura que não tem placar, não tem amplificadora para anunciar quem está perdido nem quem vai achar. A sorte é não aparecer a tal de praga que vem debaixo do chão. Mas minha gente, vamos ao Lindolfinho que vai ter homenagem. O Moraes Filho, comentarista de muitas décadas, disputando com Carlos Said quem é o mais idoso, vai receber homenagem. Paulo Henrique de Araujo Lima, o Pilili, locutor narrador da melhor qualidade também. O difícil é encontrar o Paulo Henrique. O jogo vai ser muito bom porque tanto o Flamengo, quanto o Piauí estão afiados. Há quem diga que o Flamengo vai levar taca porque o time da Amanco tem dois treinadores, um lá em baixo e outro lá em cima que é o Augusto. Vai ter até brindes para as crianças. Quanto ás equipes não se tem favorito. Pelo Flamengo, o Moroni se garante que é macaco velho, sabe tudo deste futebol de meia tigela. Aos poucos ele vai botando o Flamengo nos eixos. Vamos ver quem é que tem mais torcida. Antigamente era o Flamengo, mas o pessoal do Urubu estava tão desanimado que até o Jomali, o Adolfo Alencar, o Valdeci Xisto, o homem da buzina, todo mundo andava desertando, indo pescar no Poti que era melhor do que ver jogo do seu time. Mas agora, a coisa vai melhorando, quem faz o papel de River é o Piauí, já que o Galo se amofinou Elizeu alisou e River foi-se para a Vila Irmã Dulce, nunca mais falaram nele. Sim, meu povo, mas vamos já ao Lindolfinho que tem pastel da Maria Divina você come e tem uma diarreia fina. Flamengo e Piauí, os dois melhores da competição em grande decisão. E chamo sua atenção para a arbitragem. Os nossos apitadores estão soprando direitinho, bandeirando certinho, só falta o nosso povo ir ao espetáculo, voltar ao futebol, ALEGRIA DO POVO.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Acessibilidade
Caro leitorado, até que enfim, um dos mais sérios problemas de nosso futebol, parece que vai no rumo do conserto. É o que se relaciona com o público. Mas que público, seu Garrincha, se não tem mais este produto no jogo de bola profissional desta quente cap? Ora, caro leitor ou leitora, (não importa que seja de qualquer dos três sexos) o público que a gente tinha, os torcedores que enchiam o estádio Lindolfo Monteiro e até meiavam o Albertão. Sim, nós já tivemos o Albertão cheio, lotado, já tão cheio que quase caia. Pois desde aquele tempo que os engenheiros não pensaram numa rampa para pessoas deficientes fisicamente, os que não podem entrar como nós, andando, mesmo com pernas finas ou tortas. Pois o caso chegou até ao Ministério Público que botou o pé na parede e disse que sem uma rampa para os deficientes físicos entrarem, o Albertão não ia abrir para jogo nem de peteca. É a famosa “acessibilidade”, o direito de entrar, o “habeas corpus” do deficiente físico. Pois já faz é tempo que rola esta pendenga e agora o governo , através do órgão competente, a Fundesp, arreglou como era de arreglar e vai ter que fazer mesmo o que manda a lei. Saiu o edital, no Diário Oficial deste 24 de abril, onde o presidente Marcos Aurélio Pádua Ribeiro Gonçalves, avisa a quem interessar possa que as portas estão abertas para o recebimento de propostas para a feitura da rampa do Albertão. E que o estádio só funciona quando tiver a tal de rampa para cegos e aleijados. Enquanto não fizeram o serviço e bem feito, os que enxergam e andam ou correndo ou pulando, não podem e nem tem o direito de ver o futebol no Albertão. Esta proibição de jogo no Albertão foi desde aquele jogo do Santos contra o Flamengo. Só teve a partida naquele dia porque fizeram uma rampa quebra-galho, provisória. Agora a promotora que é durona já disse que ou faz ou não tem jogo. Por conta disso, o futebol profissional cabeça de cuia fica prejudicado, fora da Copa Nordeste deste ano, só para o próximo e se fizerem a rampa como manda o figurino. Isto não é coisa ligeira não, porque ainda tem a tal de licitação que é onde as corujas dormem, onde entra o “diga meu bem”. O certo é que o nosso sacrificado pebol vai pegando mais uma porrada em plena era cesariana. Agora só será aberto para o ano. E tomara que quando isto acontecer, ele venha ao menos com um serviço de auto-falante destas quermesses do subúrbio. Porque eles (estadual e municipal) acham que informar não é preciso.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Rio Negro Campeão Aspirante 1964
Enfaixamento do time aspirante do Rio Negro(1964). Afonso,Dario , Celeste Cardoso, Irapuan, Edésio, Manoel, Dedé Cabeça de Prego, Ademir e Geovani. Lá atrás, o time do Flamengo.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Cajuína
O Cajuína, equipe de futsal que hoje é o “Onix” do João Vicente, está representando o futsal piauiense em terras sergipanas. É a IX Liga Nordeste de Futsal Adulto. E olhem o nome da cidade. Moita Bonita, interior sergipano. O adversário é o Ajax, um time baiano. Estados do Maranhão, Alagoas, Pernambuco e Bahia estão representados por seus campeões. Vamos botar fé na nossa bebida, a Cajuína.
Ao menos, elas.
Leitorado fiel, inicialmente, peço desculpas pela falta de ontem. Segundamente, devo louvar aqui as nossas meninas jogadores de futebol, vestidoras das camisas amarelas do Tiradentes, herdeiras do grande time que foi o clube de Canuto Tupi Caldas, do coronel Câncio, do coronel Bento, do coronel Jofre e outros que passaram pelo famoso Amarelão da gloriosa PM. Pois passou a fase dos homens e agora chega à fase das mulheres. O Tiradentes mantém uma equipe de futebol feminino sem muito alarde e sem gastar dinheiro. Quem comanda é um graduado, o Elivaldo Morais que tem até a mulher jogando no time. Pois esta equipe vem defendendo o nome do Amarelão há bastante tempo e aos trancos e barrancos se sustentando, meio lá, meio cá e vai levando, está no campeonato brasileiro, o Brasileirão e agora mesmo, viajou para Belém do Pará para poder enfrentar o Pinheirense, representante de lá. O nosso “amarelinho” vem uma vitória pai d’égua em cima do time maranhense, o tal de Viana e foi uma senhora lavagem, uma taca de 11 x 1. e os nossos jogadores homens não honram os calções que vestem, as mulheres valorizam as calcinhas e vocês vão ver como elas vão voltar com os louros e morenos da vitória, embora a Vitória tenha até deixado de jogar, sabe como é, a idade chega e mulher deixa de jogar bola mais cedo do que homem. Embora as meninas do Tigrão não estejam tão brotinhos tem que ter também a experiência das veteranas e todo sabe que coco velho é que dá azeite. O treinador da seleção é o graduado Elivaldo que sabe onde a coruja dorme, tem bastante experiência com este plantel, a capitã é sua irmã, a Rejane, esposa daquele Maradona, ela sabe tudo de bola se duvidar mais do que o marido. Levando o nome ainda hoje respeitado no Brasil do Tiradentes do Piauí, a seleção piauiense de futebol feminino porque é uma verdadeira seleção, vai trazer, tenho certeza a sua segunda vitória no brasileirão. Ganhando, ficam lá em cima no grupo. Disputam no mesmo grupo, o Viana do Maranhão e o Tuna Luso de Belém. Vamos fazer fé nas nossas mulheres já que os homens não estão honrando os calções que vestem.
Piaui Esporte Clube Campeão
Piauizão campeão,enfaixamento.João Freitas,João Gualberto Franco,Reinaldo Ferreira,Zé Paulino e Jofre do Rego Castelo Branco.
Governador Alberto Silva
Governador Alberto Silva no aeroporto de Teresina com o secretário de Planejamento da época Francisco Das Chagas Pereira. Coronel Irapuan Comandante Geral da PM e Iran, Capitão Barboso. Jornalistas Carlos e Emerson.
domingo, 22 de setembro de 2013
Cuidados
É bom que estes atletas cinquentões ou até menos, façam seus exames periódicos. Olhem o que aconteceu com o Felipinho da AABB que sentiu-se mal em plena pelada de sábado á tarde. E Felipinho era corpo tipo Messi, não era gordo e na faixa dos sessenta, trabalhador todo. Pense num cara gente boa. E foi-se. Peladeiros, se cuidem! Principalmente os cervejeiros. Dentre os peladeiros da AABB-Teresina tem uma dupla de irmãos, os gêmeos, João de Deus e Ismar, manos do dr. Itamar da Itacor. Estes não têm desculpa de não se cuidarem porque nem as consultas pagam e não é possível que o Itamar cobre os exames dos irmãos. Peladeiros, se cuidem. Depois não se lamentem. Não foi falta de aviso.
Diretoria do Piauí Esporte Clube II
Olhem aí quando o futebol piauiense era coisa séria. A diretoria do Piauí Esporte Clube, Aerton Fernandes sendo empossado na presidência. Figuras como Pedro Rocha, Mauri Mauá, Antonio Carlos Costa, Alfredo Nunes, Macário Oliveira, Reinaldo .
sábado, 21 de setembro de 2013
Greve dos bancários
Gentes boas, os trabalhadores em bancos estão em greve. Chico Wilson, presidente do Conciliábulo (bar do Carlito) e que já foi bancário como este escriba, sentimos saudades dos tempos passados e ultrapassados. E hoje, porque hoje é sábado, ele anuncia que o rango vai ser farto porque é patrocínio do Chico Bactéria, aquele que nunca trouxe carne de bode com arroz branco. Mas como hoje é sábado é dia de pelada nos bairros e também nos sítios dos mais abonados porque futebol é alegria do povo, quer jogando quer, assistindo e por falar em assistir, o Piter Loco voltou a assistir os jogos e parece que ele estava num convento de franciscano, caladinho, quieto e pacato. E veio com um azar danado porque apanhamos de 3 x 0 do Cruzeiro e Seedorf ainda perdeu um penâlty. Como novidade, a presença de Erberth Henrique, outro botafoguense doente, esteve lá com o “menino“ dele E falando em azar, o nosso Botafogo é o um dos 13 clubes do mundo mais azarados. Está em sexto lugar e na lista dos seus “caés”. Perdeu seu estádio, por causa de dívidas e quando conseguiu se recuperar, o estádio havia sido demolido. E meus, irmãos, Seedorfh perder um penalty é muito azar mesmo. Mas azar mesmo foi do Xerife, nosso contador de mão cheia. Numa tarde só, foi expulso de campo, jogava no Piauí, saiu contundido, foi prá casa, o carro deu o prego em cima da ponte do Mafuá e quando chegou em casa a mulher tinha fugido com outro. Hoje ele diz que foi a maior sorte. Bola pra frente. Mas mesmo sendo greve dos bancários, hoje eles vão é jogar peladas, na AABB , nos Economiários mas tendo muito cuidado com a saúde porque o Felipinho estava bonzinho, correndo feito um menino vadio e de repente deu um peripaco e lá se vai ele para um lugar que ninguém sabe se tem jogo de bola ou se o povo fica só tocando arpa e comendo nuvem sabor hortelã. Destas peladas de final de semana, a única que eu confio é na do doutor Batista, ali em Todos os Santos, porque ele sendo especialista não deixa ninguém morrer por falta de “fogo”. Mesmo assim, o Dedinho, completando 72 ninhos, abeirou e disse ‘É o cão quem vai morrer correndo atrás de bola. Se fosse “ao meno”, atrás de mulher...
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Vigia de xoxota
Geraldo Ferreira Paixão, conhecido mais por Jaú, morador fundador do conjunto habitacional Redenção, bem pertinho do estádio Albertão, em Teresina, capital do Piauí,eterno-presidente de associação do bairro, abriu uma verdadeira guerra contra os namorados frequentadores da pracinha, único espaço físico para amassos á sombra. Era plena época do BRO (setembro, outubro, novembro, dezembro),quando o calor é tinindo e urubu voa baixo e só com uma asa que a outra é para ir se abanando. Dizem também que nesta época se estrelam ovos no asfalto mas deve ser boato porque até hoje ninguém se atreveu a sentar nu no "pinxo" como a negrada chama o dito cujo asfalto. Pois conta dona Custódia,moradora mais antiga e encarregada de espalhar os boatos, que o Jaú e mais uns dois cupinchas começaram a fiscalizar os namoros e ainda a dar sermão aos jovens namorados. A campanha chegou até a ser matéria no jornal O Dia, página Cidade, com a manchete:- Namoro na praça é proibido - O sub-título rezava que " Polícia é chamada para conter os jovens namorados recalcitrantes". " O negócio, seu repórter, é que o namoro deles é muito saliente. Não ficam só conversando como era de primeiro", palavras de Jaú no jornal. " Eles ficam num chupa-beiço desgraçado, amassando os peitos das moças e o pior é que elas deixam.Ninguém pode mais vir na praça que fica é com vergonha da chumbregação deles.Já achei foi camisinha em cima dos bancos.Usada, camisinha usada ! Os jovens da Redenção ficaram revoltados com a atitude do presidente da associção do bairro. Mas não desistiram dos namoros porque o amor é lindo.Tomaram suas medidas de precaução. Estão mais cuidadosos.Sempre escalam um do grupo para ficar na espreita. Quando seu Paixão Jaú vem se aproximando da pracinha, o vigia dá o alarma:- Galera, manda as meninas vestirem as calcinhas que o vigia de priquito tá chegando !
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Jogos universitários de 1968
Em 1968 uma delegação de jovens aventureiros e esportistas partiram de Teresina rumo à Salvador da Bahia em uma Kombi, para participar dos jogos universitários de 13 a 22 do mês de Julho de 1968. Luiz Pilão, Cecílio, Raimundo, Erivan, Alcione e Zé Augusto. Ribamar, Garrincha, Zé Lorota e Loiola. Obs : destaque para os agasalhos da FPD .
Jornalistas,1970
Jornalistas,1970, Genésio Araújo Junior, Luiz Borges , Zózimo Tavares, Paulo Moura e José Fortes Filho. Em Regabofe, O papo estava bom e a cerveja também estava gelada.
Casa de ferreiro...
Gentes boas, caro leitorado, diz o velho ditado que em casa de ferreira o espeto é de pau. Deveria ser de ferro mas não é. Assim como em casa de pescador só se come panelada e mão de vaca... No nosso caso aqui, por exemplo, em casa de fornecedor de noticia ou jornalista, radialista e agora “ computadorista”, “nunxixabe” nada da situação da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos, nossa falada APCDEP. O povo quer saber o que é que está acontecendo e ninguém sabe nada, ninguém diz nada, parece coisa de maçonaria. Depois da decisão judicial designando o cunhado do Buim (dr. Edilson) para ser o Interventor, ele tomou posse solenemente, houve reunião na sala do TJD, com uma porção de cronistas e penetras e o Interventor se entronou e pediu um tempo para resolver o pendenga. Mas o tempo passa como diz o Dídimo de Castro transmitindo jogo e nada do homem dar noticia de sua atuação se esquecendo de que a entidade é da imprensa, gente que vive de noticia e boatos e ele, Antonio Wilson, toma posse temporariamente e se fecha em copas e nem imprensando-o ele fala. A negrada fica de cara pra cima e ninguém sabe de nada e nem do paradeiro de Manezim. Quem responde pela entidade é um sobrinho do João Benigno, um barbudinho, que nem cronista é e a segunda pessoa é um baixinho que faz jogo de mulher, o Alan Delon. Olha o nome da fera. Aliás, nesse “ramo” eles são bem direcionados. E o que se vê agora é o Zé Gomes e o Chico Rato, os dois pedindo votos para presidência da entidade, coitada, que hoje, encontra-se na bancarrota e instalada em lugar incerto e ignorado, depois de uma serie de troca e badrocas cujas legalidades, se examinadas, não passariam, nem da primeira, quanto mais das subsequentes.Quando este escriba entregou a APCDEP, ao meu sucessor Walteres Arraes, ela era possuidora de uma quadra na Maloca, perto da praça do prefeito Wall Ferraz, hoje avaliada em vinte milhões de reais. E assim sendo, reverendo, os homens que divulgam noticias não dão noticias de sua entidade. Todo mundo calado e o acusado desaparecido E o Interventor também dá o calado por resposta. Feito o Coronel Jofre. Na Net...
Futebol é coisa séria...
Tão séria que quando o juiz rouba, prejudicando um time, o torcedor dele diz que ele fez palhaçada. Coisa to séria que o dirigente não usa nem chapéu. É Cartola. Futebol é coisa tão séria que tem um juiz em campo e só falta mesmo um desembargador. È como o casamento. Tem contrato civil. O futebol é mais duradouro do que o ato sexual. Exige noventa minutos e quando não há prorrogação. O futebol é coisa de meter gol e se, acaso, sair zero a zero é porque não jogaram com chuteira. Foi sapatão.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Campo do Jockey
Enquanto rola a querela sobre a venda do Jockey Clube do Piauí, a negrada aproveita o excelente campo de futebol e joga bola. Agora mesmo, o time do Picos, sob a liderança de Paulo Laureano, treina lá para ficar no ponto em seus compromissos profissionais. Esse Paulo Laureano está se revelando um danado. Representa Picos mas cuida do time em Teresina.
Jogaram praga
Gentes boas, caríssimos leitores deste matutino, acompanhantes deste escriba na luta pela divulgação e sobrevivência deste futebol tupiniquim, jogaram praga de madrinha no nosso jogo de bola. Depois daquela confusão toda sobre a presidência da federação de futebol, onde muita gente sentou na cadeira da direção, onde roubaram o dinheiro do seu Reinaldo e até hoje “nunxixabe” quem foi e como ele já morreu é que não se descobre mesmo e acabou se dando ao Cesar o que era de Cesarino guindado ao posto maior de nosso esporte bretão. Auxiliado por Bronw Carcará, o Gordo, César tem feito de um tudo para soerguer nosso association. Mas o barco é muito pesado e se tem uns remando em cima, parece que também tem outros segurando por baixo e a canoa parece que encontra é lama e não água para singrar os mares ou mesmo as águas do rio Parnaíba. E depois, se todos se juntassem, dessem as mãos, tudo bem mas tem uns & outros que torcem contra, não cooperam. Vejam o exemplo do mais tradicional, o mais poderoso, o de maior nome cenário esportivo, o River Atlético Clube. Perdendo o campeonato deste ano, bestamente, pebamente, estava fácil, fácil, os riverinos tiraram o time de campo de outras competições. Nem de campeonato de peteca ele participa. E olhem que o clube tinha uma coisa que nenhum clube já teve neste Estado. Alimentação balanceada e gratuita fornecida por empresa de grande conceito e que dava até cozinheira, copeira, sem o River pagar nada. O Galo deu tanto azar que até a empresa pegou fogo, coitada Mas, vida que segue. Possuindo imóvel para hospedar atletas, campos para treinar, piscina, tudo em quanto o River tem, lá perto da Vila Irmã Dulce e do conjunto Porto Alegre. Pois o River, acabado o certame, dissolve o time, como sal de fruta em copo d’água e não participa das competições da federação. Ficam os seus pobres seguidores, desesperados, nos facebooks da vida, caçando conversa e desiludidos com a direção do seu time de coração. É, meu caro leitorado, jogaram praga de madrinha no Galo Carijó e por tabela no futebol cabeça de cuia. Saravá, meu pai Xangô ! Missa do Zé Ureia.
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Wall Ferraz e Jofre Castelo Branco
Primeiro mandato de Wall Ferraz. Jofre, Osmar, Rodrigues Filho, Moisés Caddah e Antônio Carlos Carneiro .
Cadê o povo?
Minha gente, a coisa está feia. O nosso povo se esqueceu do nosso futebol. Nunca pensei que a televisão com jogos em São Paulo, Rio, Minas, Paraná, e até o rádio fossem concorrentes do futebol ao vivo. Pois estão sendo. Sábado e domingo, tivemos dois bons jogos no estádio Lindolfo Monteiro e tu acreditas que não tinha “ninguém“? O pouco povo que estava lá não dava para encher o ginásio da AABB. Sábado, tinha umas cabeças de sangue no LM, mas ainda tem a desculpa de que era o Piauí quem estava jogando contra um time do interior, Piripiri e não dava renda. Mas domingo, meu irmão, era o Flamengo, tido como o mais popular e tinha até menos do que no sábado. Um riverino, o Marcelão Tennile, cortando as mágoas de ficar de fora como bandeira de mata-mosquito, ainda diz no “face” “:Um time entra em quadrangular se achando a cola Santander Libertadores. Os torcedores se acham a melhor coisa do mundo, não colocam nem 300 pagantes no estádio e a diretoria pensando que iria burlar o regulamento. Agora que era líder vai v irar lanterna sem pilha. ”Na verdade, Marcelão, o problema não é só do Flamengo, é de todos os clubes e se o River estivesse no meio, também as rendas seriam bufas de anum. O nosso jogo de bola profissional atravessa a mais séria fase de liseira, de afastamento da plebe rude e ignara, da massa, do povo e da chamada “sociedade” que é aquele povo metido a rico. Não se fecham, impunemente, dois estádios de futebol e um ginásio de esportes. Verdão, Albertão e até nosso Lindolfinho. Esporte, tanto a prática como a assistência, é costume, é vivência é a necessidade de diversão. É como dançar. Quem para de bailar se descostuma, fica de pernas duras. Quem pára de ir ao futebol se esquece do caminho do estádio, do gosto do refresco da Teresa Fogoió, do Pastel de Maria Divina, de gritar “Cabeça de Pato”, de mexer com o Carlos Said, de xingar o juiz de ladrão. Não adianta dizer que é a televisão quem está tirando nosso povo do futebol. Negativo. São os próprios dirigentes, os cartolas de meia-tigelas ou os meio-cartolas os lisos. Urge que se tomem urgentes providências para a recuperação de nosso futebol. Governo, prefeitura, empresários, porque o futebol é a maior diversão coletiva do povo, melhor individual continua sendo o outro sexo e agora até os dois juntos fazem a festa. E o povo? Cadê o povo no futebol?
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
domingo, 15 de setembro de 2013
100 anos não são 100 dias...
Gentes boas, neste domingo, o Esporte Clube Flamengo, na segunda partida do treinador Paulo Moroni, viaja para os Picos. Dizia o saudoso Zé da Silva que Picos era a terra onde pitomba era fruta e jumento era carro de praça. Já se foi para a outra dimensão, mas seus ditos ainda continuam lembrados nas conversas do mercado da Vermelha. Pois o Flamengo de Paulo Moroni enfrenta o Picos de outro Paulo, que é o Laureano e tendo como treinador adversário, o Anibal Lemos, que também já passou pelo Flamengo, que time de futebol é como mulher da Beth Cuscuz. Os homens passam. E não deixam saudades. Técnico de futebol é uma categoria mais falsa do mundo. Um aperta a mão do outro e até “deseja” felicidades, mas no fundo, no fundo, um quer é botar no outro como a vaca botou no mestre Alfredo. Vejamos o jogo de hoje, Picos x Flamengo. Moroni vem arrumando o seu time que tem mais jogador que era do Parnaiba do que do próprio Flamengo. Conhecedor do rame-rame da região, especialista em futebol do nordeste, com amplo currículo por estas bandas, o treinador do Flamengo enfrenta o técnico Anibal, apelidado de Cara de Anjo, seu velho conhecido e adversário muitas vezes. Estando há pouco tempos nos Picos, ainda não pode ter se ambientado à comida com muito alho, mas os jogadores, ele manjam bem. Tudo é farinha do mesmo saco, jogador de futebol e rapariga, tem as mesmas manha e manias. O grande lance é o “incentivo fiscal”, a grana, o bicho prometido. Não vai ser mole para o Flamengo. A arbitragem central é do Antonio Lopes, que tem apitado até direitinho. Vai ter como bandeiras o Tiago Leitão e Edmilson Timóteo e o terceiro ajudante é o Antônio Francisco Cordeiro.
Livro do Jofre
Estou pensando seriamente em escrever um livro sobre as peripécias do ex-presidente da Federação de Futebol do Piauí, o coronel Jofre do Rego Castelo Branco. Não só na política como no futebol. Uma figura que deixou sua história na política e no futebol de Teresina, coronel também foi professor do Liceu Piauiense e dizia que só faltava ser arcebispo e governador. Aguardem.
sábado, 14 de setembro de 2013
Grêmio Recreativo Show Samba em 1979
Em 1979,o Grêmio Recreativo Show Samba sob o comando do engenheiro Maurilio de Araujo Lima pisava pela primeira vez no asfalto.
Copa Piaui II
Hoje tem futebol no estádio Lindolfo Monteiro depois da praga. Vão jogar Piaui x 4 de Julho, de Piripiri, ás 5 da tarde. Diz a federação que é as 5 e 10; Prá quê essa frescura de cinco e dez ? Ou é cinco ou cinco e meia. Tudo indica que vai ser um jogo parelho porque os dois times estão bem formados e Piripiri nunca amoleceu jogando em Teresina. Nem no tempo do Luiz “Menez”.
Copa Piaui I
O futebol profissional está vivo. E tem Copa Piauí, minha gente, aquela que o River esnobou, desprezou, achou melhor não entrar. Elizeu anda sendo acochado pelos torcedores do facebook, a negrada botando nele como a vaca botou no mestre Oscar. Elizeu anuncia que ainda tem três vagas na diretoria do Galo Carijó, quem quiser que se habilite. Mas para a Copa Piauí, o River não se habilitou.
Troféu Mestre Albino
O Piauí é um dos estados desta federação onde mais se pratica a capoeira. Os nossos mestres estão sempre viajando para a Europa, meu bichinho, para darem cursos; Outro dia eu ia para Lisboa e encontrei mestre Bob com a esposa, dentro do avião, indo para a Suécia. Eles estão sempre na Europa. Vão caladinhos que em boca calada não entra mosca e nem desperta inveja. Este modesto escriba se considera um dos incentivadores deste esporte herdado dos escravos africanos porque á época em que assumi o cargo de secretário municipal de esportes, gestão Wall Ferraz, uma das minhas primeiras providências foi contratar um mestre na modalidade (Mestre Albino),instalar gabinete dentário e dar merenda escolar para os alunos porque saco vazio não se põe em pé. E nem menino faz pulutrica com dente doendo. Fazia gosto se passar pelas três quadras e ver todas as três, cheias de crianças e adolescentes, começando ás cinco da tarde, indo até ás sete da noite. De lá, saíram muitos mestres e cidadãos porque a capoeira ensina tudo isto. Vida que passa. Hoje, dia 14, ás 18:00 horas no Park Poticabana, haverá uma grande festa da Capoeira. Com todos os lances e acrobacias que a arte nos propicia, grandes mestres e bons alunos estarão juntos numa noite de festa para a modalidade. Quem idealizou tudo isto foi um aluno e seguidor de Mestre Albino, o hoje conhecido Mestre Sabugo. Ele, João Raimundo de Jesus Sousa, apelido Mestre Sabugo, criação de Albino retribui, num raro exemplo de lealdade, tudo o que o mestre fez por ele. O normal é o cara que aprende com um não, reconhecer o mérito do professor e achar que já nasceu bom. A “Capoeira Escravo Brancos” presta hoje, uma justa homenagem a um dos mais competentes mestres da capoeira neste Estado; Não é o pai. É um dos pais. Porque a Capoeira veio lá da África onde os escravos deitavam e rolavam e neste rolamento é que nasciam os filhos. E porque hoje é sábado, dê uma esticada até ao Parque Poticabana, começa as seis da noite e veja a beleza do jogo de pernas, do balanço do corpo, do gingado que é capoeira. E sua presença é uma homenagem ao Mestre Albino, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Capoeira no Piauí Terra Querida.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
O silêncio do poeta
O poeta está calado
aguardando inspiração
o seu coração cansado
sofre de grande paixão
Paixão é coisa ruim
só é boa quando ela quer
mas não é bom ficar assim
por amor de uma mulher
Relembra a figura amada
que não voltará jamais
e a vida segue prá frente
o amor ficou prá trás
Poeta, levanta a cabeça !
Esboça uma reação !
Cuidado com a causa mortis
"Saudades no coração".
aguardando inspiração
o seu coração cansado
sofre de grande paixão
Paixão é coisa ruim
só é boa quando ela quer
mas não é bom ficar assim
por amor de uma mulher
Relembra a figura amada
que não voltará jamais
e a vida segue prá frente
o amor ficou prá trás
Poeta, levanta a cabeça !
Esboça uma reação !
Cuidado com a causa mortis
"Saudades no coração".
Futsal do Banespa
A mais forte agremiação de futsal em Teresina foi o Banespa. Seu treinador foi o Valdimir Silva.Na foto: De pé- Diniz,Pierre Cruz, Rosemiro Róseo, Dedé Cabeça de Prego e o treinador Valdimir Silva. Agachados: Serraria, Delcimar e Valdinar. Não sei o nome do mascote.Foto na quadra da PM.
Plantando, dá...
Eu me lembro, eu me lembro, do tempo da escola primária, em Fortaleza, a professora lia para a gente, histórias de Monteiro Lobato e tinha uma que falava do Zeca Tatu, o nosso caboclo do mato que depois o cinema levou para as telas na figura de Mazzaropi. E a máxima, a moral da estória era que a terra é tão boa e dadivosa que se plantando tudo dá, já escrito na carta que Pero Vaz de Caminha, o Arimatea Azevedo da época, mandou para o rei de Portugal. Pois neste Piaui terra querida, o nosso povo é tão “caruave” as atividades esportivas que se botando para aprender e jogar, a gente dá show em tudo. Não quero nem falar na Sarah com agá Menezes, no judô. Podem até dizer “é, mas o Expedito “ajudou”. Claro, é o treinador e é um cara Expedito que quer dizer esperto, ligeiro, despachado. Mas não vamos desviar o foco, como se diz no jornalismo de faculdade. Vamos ao se plantando tudo dá. Vejam o caso de um esporte que no interior do Ceará a gente chama de peteca. Os americanos botaram o nome de “badmington”. Pois não i quem foi que inventou de jogar aqui em Teresina, sei que o gente-boa, o Ferraz era o cabeça e conseguiu o apoio do Grupo Claudino através do João Marcelo e não é que a coisa deu certo e hoje o Piauí lidera o ranking em diversas categorias no país? Nossos atletas são os da frente nos últimos 13 meses. E lideramos em 13 modalidades. Lucas Alves e Alice Morais são nossos destaques. Na categoria sub-15 Walesson dos Santos é o líder com 4.800 pontos. ”Fabrício Farias com 3.120 completa a dobradinha. ”É nessa categoria que o Piauí ocupa o maior número de lideranças do ranking: além de Sâmia Lima no individual, três duplas estão no topo: Fabrício Farias e Walllesson Santos, Sâmia Lima e Vera Guedes e Fabrício Farias e Sâmia Lima. (As informações foram extraídas da revista Sucesso que eles mandam para cá). E em consequência, 16 dos nossos atletas foram convocados, entre eles a promessa para as Olimpíadas 2016: Francielton Farias e Gabriele Pereira. ”As irmãs Sâmia Lima e Sânia também foram convocadas, além de Juliana, bronze no Canadá em 2012. Rapaz, este Piauí é dadivoso. Em se plantando, tudo dá.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Tabajaras
Time do Tabajaras : Paulinho , Nilo Bala , Carmo , Serjão , Branco , Peito de Pombo, Beguinha , Fernando Bibio , Brown Carcará , Cesarino e Otávio .
Ruim, muito ruim...
“ – É muito ruim está distante de algo que a gente ama! Seja um amigo, uma namorada, irmãos, familiares e até mesmo um objeto. Enfim... No momento sinto um aperto no peito, uma dor enorme, um sentimento de tristeza que me consome por dentro e por fora. Sinto falta da rotina, de está ao seu lado, de acordar sabendo que no final da tarde ou no fim da noite, estarei ali pertinho de você gritando, pulando, cantando, roendo as unhas... Nos momentos bons ou nos momentos ruins sempre irei te amar, preciso está perto de você porque você é parte de mim e sem você nada é igual. Todos os dias, fico a me perguntar, quando irei te encontrar novamente? Quando estaremos juntos? Quando você me fará sorrir novamente? Pois minha felicidade longe de você será sempre incompleta! Eu te amo, River Atlético Clube. Pelo amor de Deus, Sr. Elizeu Aguiar, eu te imploro. Renuncie. Samuell Moraes, 18 de agosto de 2013, 20, 40”. Gentes boas, é este o texto do Samuell Moraes, com dois eles, no facebook. Revela todo o seu amor pelo Galo Cari , sua desilusão e no final, o seu desespero, apelando para a renúncia do atual presidente do Galo Carijó . Como o meu caro leitorado leu, é um desabafo de um torcedor magoado com a performance de seu clube ao longo do ano. E no desespero, pede a saída do atual mandatário tricolor, o Elizeu Aguiar. Na verdade, a frustração da imensa galera riverina está ali representada, traduzida no desabafo deste rapaz, on line, a nova arma dos desesperançados. E como quem está na cabeça tricolor é o Elizeu Aguiar, é claro que é prá ele que se dirigem reclamações e esculhambações de riverinos e similares. Fora da atual competição oficial da federação, o clube que mais títulos conquistou neste Estado, está “de licença”, fora de tudo, esperando que Deus dê bom tempo. Agora que se “escondeu” lá para perto da Vila irmã Dulce, vizinho do Porto Alegre, o River saiu da zona nobre para a zona pobre e com isso perdeu muitos torcedores do Jockey. Ao Samuel Morais, a minha solidariedade e ele está certo e receba minha solidariedade. D fato, é muito ruim está distante de algo que a gente ama.
O Galego e o menino
No programa de televisão do Amadeu Campos, o Galego faz a sua parte com uns judocas mirins que estão no vídeo . Entre o papo, perguntas e respostas, o professor Queiroz interroga a um aluno de seis anos porque ele não tomava refrigerante.
Sem pestanejar , ele responde:- “Pra não ficar como ele.”- E mostra o robusto irmão do Buim.
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Posse do cel. Jofre na Federação
João Benigno,Garrincha, Jofre. Atrás Olimpio Guilherme,esposa e o Zeca. Benigno com uma maleta 007, Garrincha com uma pochete e camisa modelo( tabuleiro de dama ) e o Jofrão, como sempre, com sua simpatia monstra.
Campo Maior ?
Como é que vai ficar o futebol desta terra da carne de sol? O estádio Deusdedit de Melo continua a ser um pasto como profetizou o treinador Pollozzi que passou um bom tempo por lá, treinando o Comercial e quase se casando com uma cidadã de lá. Dizem que o campo do Caiçara está uma beleza, eu não sei. Gomes Neto só vive chamando o Baú para ir ver. O certo é que a cidade tem dois times e não tem um campo de futebol. E é porque o nome é Campo Maior. Explica isso aí, Mozart.
Futsal
Raimundo Castro, Valter Castro, Viceleno (falecido), filho do Edilson Bonifácio, Dona Socorro, Edvar, Marcus Said, Hélio Bastos, Idelfonso, Mourão, Paulo Noronha, Genésio, Cel. Ferreira Filho, Edilson Bonifacio, Bogea, Robert Brown , Marquinhos(Ex. Pres. Piaui)
O papel do massagista
Este episódio inédito no futebol mundial ocorrido em Goiás, entre os clubes da série D, uma quarta divisão, entre Aparidense e Tupi, quando um massagista deu uma de beque e não deixou a bola entrar no gol, por duas vezes, virou notícia mundial e ainda vai dar muito que falar. Já era nas quartas de final quando o fato ocorreu e no cocô dos pintos da partida. O ”masseiro” estava ali no pé da trave, onde não era para estar e a bola vai entrando. Aí ele não deixa, o atacante empurra de novo para dentro do gol e massagista novamente defende provando que é melhor do que o zagueiro do seu time. E como não havia mais tempo, o jogo foi encerrado. Os adversários tentaram pega-lo mas o cabra provou que é bom no drible de corpo e entrou no vestiário são e salvo e seu time não perdeu o jogo. E engraçado foi o jeito do massagista sair de campo, são e salvo. Ele se escondeu, gentes boas, no baú do clube, onde se bota roupa suja. Lá é baú, aqui é saco. Quando os inimigos estavam esperando o cara lá fora para meter a taca, ele passava por eles, no baú do time, no meio das roupas suadas. Agora os torcedores do Tupi querem ganhar no tapetão. O autor da presepada, depois de tudo, saiu pedindo desculpas, coisas do futebol, etc. Diz que o clube não teve culpa que quem deve ser punido é ele, naturalmente já ensinado pelos diretores. Já o Procurador do STJD disse que o jogo pode ser anulado. Pode. Na verdade, o lance é inédito no jogo de bola mundial. Se não der nada e prevalecer o resultado, o Aparecidense se classifica para a próxima fase da série D. Já havia empatado de 1 x 1, na casa do adversário. Isto me faz lembrar, outro fato inédito no futebol mundial, a expulsão de um bandeirinha por um juiz, ocorrido em Teresina, no Lindolfo Monteiro, por ocasião de um Rivengo. O apitador central era o Santa Rosa e o bandeirinha do lado do Verdão era o Jamil de Miranda Gedeon. Lá prás tantas, os dois se desentendem e Santa Rosa, o juiz, expulsa o bandeirinha, Jamil Gedeon. E justifica no seu relatório (súmula): “aos tantos minutos de jogo do segundo do tempo, expulsei das quatro linhas, o meu auxiliar, Jamil de Miranda Gedeon, porque num lance confuso entre um atleta do River e outro do Flamengo, eu lhe disse: ”Jamil, corra e decida o lance!” e ele me respondeu: Decidir o quê, seu porra! Decidir o quê? Esse fi de uma égua é besta!” Diante de tamanha desobediência, o retirei de campo para aprender a respeitar as autoridades.”
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Morone Pé Direito
Gentes boas, o gaúcho Moroni estreou no Flamengo, o time que ele mais treinou na sua vida, com uma vitória espetacular. Vencer dentro de Piripiri, por dois a zero, não é fácil, seja qual for o time que esteja vestindo a camisa colorada. Começou com o pé direito. Embora tenha trazido quase todo o time do Panahyba, seu clube anterior. Só não trouxe mesmo o presidente Zé Lima, porque ele tem a mania de quando bebe jogar uísque na cara de técnico. O Jankel, presidente do Flamengo, nem beber, bebe. Sim, mas o Flamengo ganhou e o Piauí também. Primeira partida depois do passamento do seu Reinaldo e a negrada ofereceu a vitória ele. O que não é muita vantagem, porque depois de morto, meu irmão, podem oferecer até ouro em pó. Já no domingo, cá na capital, o Enxuga-rato ganhou com gol de Silas, o magro. Não é o que está brigando com o Arimatéia, na série “O Gordo e o Magro”. O Silas que fez o gol do Piauí é outro e pelos toques dele, promete muito. A grande novidade mesmo foi o gramado do LM, sem a tal da praga. Teve ente que nem foi com medo da praga. O povo não explica direito que praga é esta e tem gente que tem receio dela. Até o Beto Loyola fica com medo da praga. O Aníbal Cara de Anjo estreou pelos Picos mas não foi feliz. É isso mesmo, prá frente é que a malas batem. O presidente de Picos, o Laureano, procurou até um pé de pau para se deitar, pensando que estava no CEFAP... A novidade mesmo que não é novidade foi a volta de Zé Galinha, o goleiro, Carlos Henrique. Mesmo um pouquinho fofo mostrou que quem sabe, sabe. O Piauí é treinado pela dupla Marcão e Augusto, na hora do jogo, o “jovem capitão” vai para as cadeiras e o Marcão fica no grito de dentro de campo. A vitória do Piauí foi dedicada ao seu Reinaldo Ferreira, falecido outro dia. Com um público diminuto dando prejuizo aos vendedores de café, picolé, laranja, milho verde e outros bagulhos, a renda nem foi fornecida porque a federação teve foi vergonha. Entregue à FPF para os jogos oficiais, o gramado ainda não está recuperado, está meio lá, meio cá e o LM continua sem placar e sem som para informar. Só para rimar. Arrematando: O Flamengo começou com pé direito ganhando fora, o Piauí idem ganhando dentro. Até agora, no quesito futebol, a capital vai botando no interior como a vaca botou no mestre Alfredo. Sem cuspe.
Bingo na AABB
Assis Madeira Campos era presidente da AABB. Durval Aires, Ulisses , Alexandre Carvalho, Hélio Passos.
Uma imagem vale por mil palavras
Vejam aí aquele lado do campo, perto do Verdão. Só duas testemunhas do jogo Piauí x Picos, no LM. A foto foi de Eduardo Frota. Falaram tanto em praga que os torcedores ficaram com medo dela.
Badminton
Nossos meninos deram show de bola no Badminton. Trouxeram 4 medalhas de ouro nos jogos escolares. Eu sempre digo que nosso povo é resistente, renitente, insistente e lutador. Neste esporte que foi incentivado pelo filho do seu João Claudino, o Piauí só vive dando olé, ganhando medalhas. Lá no Ceará chamam peteca, aqui peteca é cabissulinha. Pois peteca ou bandminton, seja o que for, o Piauí é ouro.
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Ser Pai
Ser pai é redobrar fibra por fibra o coração
é mais do que ser mãe,preste atenção
o pai só passa bem, na fabricação
mas depois é sofrimento, meu irmão
O pai bota o menino na escola
para aprender a ler, jogar bola
e depois vê desanimado
que o garoto é um boiola
O papai cria a filhinha
dando cafezinho na cama
Ela cresce,aí se dana
começa a fazer programa
O pai cuida da mulher
paga a conta do cartão
só depois fica sabendo
era conta do Ricardão
é mais do que ser mãe,preste atenção
o pai só passa bem, na fabricação
mas depois é sofrimento, meu irmão
O pai bota o menino na escola
para aprender a ler, jogar bola
e depois vê desanimado
que o garoto é um boiola
O papai cria a filhinha
dando cafezinho na cama
Ela cresce,aí se dana
começa a fazer programa
O pai cuida da mulher
paga a conta do cartão
só depois fica sabendo
era conta do Ricardão
Concurso de Miss Piauí 1972
Festa do concurso de Miss Piaui 1972, no Clube dos Diários. José Trabulo e Valcira Miranda e José Cândido e Ernestina Müller. Bebiam guaraná Caracu e cerveja Skol em lata.
domingo, 8 de setembro de 2013
Rainha do carnaval do Jockey Club 1994
Belíssima rainha do carnaval do Jockey Club do Piauí em 1994 . Um dos maiores clubes sociais de Teresina , promovia um carnaval concorrido e desejado durante todo o ano.
Luta desigual
Eu já senti, eu já vi
quando a dor não vai embora
e também já percebi
porque tem tanta demora
Descobri que a saudade
faz parceria com a dor
as duas,só por maldade,
são duas contra o amor
O coração, arena de luta,
não pode tomar partido
seja qual for resultado
só ele é quem sai ferido
quando a dor não vai embora
e também já percebi
porque tem tanta demora
Descobri que a saudade
faz parceria com a dor
as duas,só por maldade,
são duas contra o amor
O coração, arena de luta,
não pode tomar partido
seja qual for resultado
só ele é quem sai ferido
Romário, o Baixinho, é quente
Meus amigos o futebol é uma atividade esportiva em que existem os defensores e os atacantes. Sim, porque quem ataca está muitas vezes se defendendo. Vejam numa partida. Quando uma equipe vai para o ataque, a defesa tem que se cuidar para não sair o gol. Porque o objetivo da partida, da luta, é um meter no outro. A defesa pode ser cerrada ou errada. Um camarada que sempre foi atacante no futebol, vai para a vida política, como o Romário, tem que continuar atacando. E ele sabe que a melhor defesa é o ataque. Agora mesmo ele entrou com os dois pés no idoso presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin , chamando-o de ladrão de medalha, luz e terreno. O Baixinho deve ter provas do que está dizendo, porque o cara é deputado federal e não ia entrar assim numa roubada, falando por falar. Ele não deixou de meter o dedo na ferida do “seu” Marin que foi pego com a mão na massa subtraindo um medalha de uma premiação, coisa que ele não precisava porque tem grana para comprar mil medalhas. Ás vezes é mania de furtar. Não é nem necessidade. O “Baixinho”, que gosta muito de palanque, botou foi prá quebrar no poderoso Del Nero porque a desavença entre eles vem de longe. Agora o vice da CBF e presidente da Paulista diz que vai processar o Romário por crime de difamação e calúnia, que ele está levantando falso e vai pagar caro pela ousadia. Ousado, peitudo, Romário diz que os picaretas da Fifa e adjacentes (aí entra a CBF) deveriam pegar 100 anos de cadeia e aí eu acho que ele exagerou, porque o seu Del Nero deve ter uns oitenta anos e com mais cem anos, ia viver demais, mesmo que fosse numa penitenciária para idosos. Na sua fala, Romário não livrou ninguém. Disse que na CBF tinha ladrão de medalha, de luz e de terreno. Depois de tomar conhecimento desta briga do Romário com a CBF dizendo que lá tinha ladrão de terreno, dirigentes de clubes piauienses e até da APCDEP ficaram contentes. Afinal, não foram somente eles que se deram bem no ramo imobiliário. A coisa vem lá de cima. Então, mãos à obra!
Assinar:
Comentários (Atom)














































